Notícias

Setor Manutenção – Base GRU

Denúncias, NR 16, Periculosidade e outras informações do setor. Confira

Atenção mecânicos da base GRU, com representação do SINDIGRU, através desta nota, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos vem esclarecer, informar e atualizar a todos sobre os trabalhos em andamentos e demandas deste setor.

Estamos em tratativas, cumprindo com o dever e o papel institucional frente à categoria, para evitar que se confunda atuações de distintos sindicatos e outras instituições que atuam em nosso setor.

MECÂNICOS DE PISTA

Acompanhamos permanentemente este tema. Ressaltamos as atuações anteriores que impediram alterações nas operações de solo, onde o SINDIGRU, o sindicato que representa a base de Guarulhos, com a participação de diversos mecânicos da base, atuou junto com os demais sindicatos da FENTAC.

Foram audiências públicas na ANAC, no Congresso Nacional e diversas manifestações em aeroportos que impediram naquele momento a alteração com a campanha “Seu voo corre risco”. Com isso, além de informar nossa base, alertamos toda a sociedade.

Hoje o tema ressurge e é preciso se precaver de como ele está sendo retomado. Investigar os rumores e levantar provas, com a participação de todos, é essencial para que possamos avançar nesse assunto e impedi-lo mais uma vez.

As denúncias que o SINDIGRU recebeu até o momento e que estão sendo apuradas, parte em uma primeira análise de alterações de procedimentos internos por empresa e, neste caso, são necessárias comprovações documentais, podendo ser de programações ou de execuções de atividades que foram alteradas, modificando as responsabilidades.

 

COMO FAZER?

Enviem cópias ao e-mail info@sindigru.com.br , nosso canal oficial de denúncias.

Utilizem e-mails particulares, evitando uso do e-mail corporativo fornecido pelas empresas aos seus funcionários.

 

Agência Reguladora

Quanto a pedidos de alterações nos procedimentos e regulações do setor junto a AGÊNCIA REGULADORA, estamos acompanhando qualquer pedido de alteração ou pauta sobre o tema.

Caso seja constatado, atuaremos com todos os instrumentos legais e sociais para impedir este risco e retrocesso na segurança de voo nacional.

NR 16 – Pedido de Alteração: Adicional de Periculosidade

O SINDIGRU, através da FENTAC por se tratar de uma pauta nacional que abrange nosso setor, já estabeleceu diálogos com diversas representações de trabalhadores e organizações para tratar do assunto.

Temos o conhecimento das manifestações de interesses por parte de representações das empresas, porém, já conseguimos impedir, este ano, mais uma tentativa de pautar essa discussão na CTPP (Comissão Tripartite Permanente Paritária).

Outras medidas conjuntas para atuar frente a esta comissão através de nossa representação já estão sendo tomadas e, para que este assunto não seja objeto que busque os interesses econômicos das cias aéreas, retirando direitos dos trabalhadores.

É preciso manter a articulação na defesa de pautas que se refiram as normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho.

Nossa organização não se deve somente ao setor aéreo, mas em todas as categorias profissionais que corram risco diante de mais este ataque à classe trabalhadora.

O SINDIGRU, junto com a sua categoria, usará todas as forças e ferramentas para impedir esta arbitrariedade na discussão dos riscos eminentes do trabalho na vida do trabalhador.

Processo Adicional de Periculosidade CML – GRU

E, por fim, conforme encontro no dia 10 de agosto na base, foi informado  a todos presente, que teremos audiência instrutória no dia 02/09/2021, às 11h10, através de videoconferência, fiquem atentos ao comunicado oficial do SINDIGRU.

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Abrir o chat
Precisa de ajuda?