Notícias

PCD, 30 anos de direito ao trabalho

Lei de cotas celebra 3 décadas de existência e resistência

Na última semana, no dia 24 de julho, comemorou-se 30 anos da lei de cotas para Pessoas Com Deficiência, um marco que assegurou a milhares de brasileiros o direito ao trabalho e celebra a inclusão.

O direito previsto no artigo 93 da lei 8.213/91, garante os benefícios da Previdência Social e determinou que empresas com mais de 100 empregados sejam obrigadas a destinar vagas para pessoas reabilitadas no INSS.

Para a direção do SINDIGRU, a lei tem um valor ainda mais especial. O Aeroporto Internacional de Guarulhos é a porta do país para o mundo, poder contar com a presença de trabalhadoras e trabalhadores que possuam algum tipo de deficiência, é de grande representatividade e transmite a importante ideia de igualdade e direitos que nossa constituição defende.

Confira abaixo reportagem realizada pela Rede Record com um trabalhador de nossa categoria.

LEI SOB AMEAÇA

Embora a lei seja de extrema importância, é importante sempre defendê-la. Os ataques às leis de cotas são sucessivos e ameaçam constantemente nossa conquista.

O próprio poder público é uma ameaça, desde a criação da lei, são inúmeras tentativas de flexibilização e mudanças para reduzir a responsabilidades das empresas.

Com o atual governo, que não tem responsabilidade com o trabalho, a fiscalização vem enfraquecendo e desde 2015 e não há gerência sobre as vagas e sobre os índices de contratação.

Diante da ameaça frequente, o SINDIGRU ressalta a importância de sempre fortalecer as instituições que lutam pelo cumprimento das leis e tenham compromisso com a classe trabalhadora, como sindicatos, federações e entidades que fortaleçam nossa luta.

O SINDIGRU apoia, defende a causa e celebra junto à trabalhadoras e trabalhadores de nossa categoria e do país pelo marco histórico além de promover a sustentação desta lei tão importante.

Associe-se

Trabalhadora e trabalhador, toda ação realizada pelo SINDIGRU é fruto de sua contribuição.

Dados levantados para Campanhas Salariais, reuniões com Centrais de Trabalhadores ou Federações, com o DIEESE, um jurídico forte e atuante, uma direção mobilizada na base e uma comunicação eficaz é fruto da sua participação.

Fortaleça sua luta. Associe-se!

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Abrir o chat
Precisa de ajuda?