Notícias

SINDIGRU se reúne com LATAM, GOL E AZUL para informes das medidas emergenciais

Durante o dia 18 de março, a direção do SINDIGRU se reuniu com os representantes das companhias aéreas

Durante o dia 18 de março, em reunião com as companhias áreas, recebemos as medidas urgentes de atuação das empresas que serão tomadas para contenção dos riscos da atual pandemia.

Na reunião com as direções da GOL e da AZUL, foram apresentadas as medidas emergenciais de contingência como: redução da jornada de trabalho com redução salarial proporcional de salários e benefícios, licença não remunerada compulsória, encerramento do pagamento de verbas variáveis, estabelecimento de banco de horas extensível e férias compulsórias coletivas, totais ou parciais de sua base.

Na reunião com a LATAM, a empresa propôs a negociação dos termos do ACT com nossa categoria e sindicato. Eles enviaram a proposta hoje, 19 de março, para avaliação e poderá ser deliberada em assembleia. Caso o novo acordo seja aprovado em sua integralidade, os trabalhadores e trabalhadoras terão estabilidade até o final de setembro.

A direção do SINDIGRU entende que todas essas as medidas são de caráter emergencial, mas, nem por isso, concorda com elas.

Nossas trabalhadoras e trabalhadores, que, literalmente, transportam o país do Oiapoque ou Monte Caburaí ao Chuí, que trazem lucros para empresas, não podem arcar com os custos dessa pandemia.

Sabemos que viveremos um momento de turbulência e, junto com as empresas e o Governo Federal, buscaremos alternativas para reduzir os danos das empresas, inclusive, o deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) já se prontificou em intermediar.

Hoje, 19 de março, às 19h30, na Câmara dos Deputados, as empresas aéreas estarão reunidas com o presidente da Casa. No momento da reunião, o presidente da Câmara estará com manifesto dos sindicatos filiados à FENTAC para que o Governo Federal aprovem subsídios para o setor aéreo.

Por conta das medidas restritivas para impedir o avanço da pandemia, não podemos nos aglomerar para realizar assembleias, então acompanhem o nosso site. Toda informação necessária e oficial estará publicada nele.

Porém, se houver necessidade, realizaremos uma estratégia de assembleias fracionadas para que todas as trabalhadoras e trabalhadores participem da decisão.

O momento é de cautela e unidade, ainda que virtualmente. Em breve, abriremos um novo canal para retirar dúvidas.

Somente a luta organizada muda a vida.

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?