Notícias

Nota sobre o Coronavírus

Recomendações às trabalhadoras e trabalhadores do Aeroporto Internacional de Guarulhos sobre o coronavírus.
Diante do atual surto do vírus Covide-19 (popularmente conhecido como coronavírus) e da confirmação de um caso no país, a direção do SINDIGRU vem através desta nota informar as trabalhadoras e trabalhadores do Aeroporto Internacional de Guarulhos informações sobre a doença, seu contágio e sobre as condutas necessárias para sua proteção.
O novo coronavírus ou covide 19, surgiu na China no final de 2018 e em poucos meses já infectou milhares de pessoas em pelo menos 18 países no mundo, tendo seu primeiro caso confirmado no Brasil na última semana, de um paciente que contraiu o vírus na Itália.
Embora ainda não haja casos de contaminação dentro do país, a OMS e o Ministério da Saúde do país recomendam algumas condutas para que se possa controlar o vírus e evitar sua disseminação pelo país.
Confira a seguir informações sobre o vírus e sobre sua proteção.
TRANSMISSÃO: 
A transmissão do vírus se dá principalmente pelas gotículas respiratórias expelidas através de tosses e espirros em curta distância, assim como a gripe, também sendo transmitido por objetos contaminados pelo vírus ou até mesmo pela disseminação pelo ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS CLÍNICOS:
Os sinais clínicos são de febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia (em 10 a 20% dos casos), os sintomas evoluem para tosse seca e em casos graves pode evoluir para pneumonia e até morte.
PROTEÇÃO:
A recomendação do Ministério da Saúde no Brasil é para que os brasileiros evitem viagens internacionais para os locais onde o vírus já tenha se estabelecido, e que sigam as condutas de higiene que pode conferir a seguir:
• Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas.
• Lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o ambiente em que elas estiveram, e antes de se alimentar. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível.
• Usar lenço descartável para higiene nasal.
• Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
• Evitar tocar nas mucosas dos olhos.
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter os ambientes bem ventilados;
 Além destas recomendações, as trabalhadoras e trabalhadores podem solicitar ao SESMT (Setor de Segurança e Saúde do Trabalho) de suas respectivas empresas, os equipamentos de proteção pessoal necessários para sua proteção.
Casa não haja o fornecimento adequado, procurem o sindicato para que possamos cobrar as empresas aéreas e informar aos órgãos competentes , através de nosso canal de denúncias:
E-mail: info@sindigru.com.br
Fone: 2445 2085 – Aeroporto
Fone: 2475 0500 –  Sede
A denúncia pode ser realizada também com qualquer diretor da entidade de base.

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?