Nesta quinta-feira (6), o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), representado pelo presidente, Rodrigo Maciel, protocolou na Comissão de Desenvolvimento Econômico, no Congresso Nacional, junto aos deputados federais Zé Neto (PT/BA) e Alencar Santana (PT/SP) denúncia sobre a segurança de voo e a importância dos profissionais manutenção de aeronaves.
A denúncia é reflexo dos episódios lamentáveis que tem ocorrido em Guarulhos com os mecânicos de aeronaves da LATAM denunciados no Boletim Sindigru: Safety Alert!
Os profissionais estão trabalhando sob pressão e passando por sérias dificuldades no ambiente de trabalho por causa da pressão das chefias e da gerência de manutenção. Esse assédio moral tem causado afastamento por depressão, ansiedade, entre outros, transtornos psicológicos.
Além disso, os equipamentos auxiliares necessários para execução do serviço estão sucateados e em péssimas condições de funcionamento. Um exemplo da gravidade da situação foi a Aeronave PR-XTI que saiu do GRU Airport com destino a Nova Iorque, cujo painel estava preso apenas com 6 parafusos sendo que o correto são 119 parafusos, podendo provocar alto risco de acidentes.
Fiscalização e investigação já!
Diante da gravidade dos fatos, o Sindigru cobrou providências das autoridades competentes com a máxima urgência: fiscalização da ANAC, investigação do Ministério Público do Trabalho e o fornecimento de relatório do GRU Airport sobre os acidentes/incidentes ocorridos no Aeroporto em 2019.
A sobrecarga de trabalho, física e psicológica põe em risco a saúde de trabalhadores de todas as áreas, do pessoal de check-in, raio X, carregamento de bagagens, despacho, pista além da equipe da tripulação. Além disso, a falta de segurança no trabalho também gera problemas para a segurança de voo, comprometendo a vida e a saúde dos trabalhadores e usuários do transporte aéreo.
Adicionar Comentários