Notícias

Colômbia: FENTAC participa de Conferência da ITF que debate automatização do trabalho no setor de transporte

Nos dias 26 e 27, em Cartagena, dirigentes realizaram encontro com trabalhadores da Avianca e da Latam

Dirigentes da FENTAC/CUT participam nesta semana, do dia 28 novembro  a 1º de dezembro, da Conferência Regional ITF (Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes), que será na cidade de Cartagena, na Colômbia.

A Federação é representada pelo seu presidente, o aeronauta Sérgio Dias que também preside o do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF Américas e pelo diretor de Comunicação e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), Rodrigo Maciel.

O evento reunirá em Cartagena mais de 250 dirigentes sindicais de vários setores de transportes de países da América Latina, do Sul e Caribe. 

Realizada há cada quatro anos, a última Conferência foi no Brasil em 2013, os organizadores anunciam que será o maior evento da região que terá o objetivo de trocar experiências com todos os países e setores de transporte, compartilhando os problemas que afetam o mundo do trabalho e os direitos dos trabalhadores.

“Entender o processo de automatização é um dos objetivos nesta Conferência. A  automatização está lentamente chegando a nossa região, embora tenha custos elevados, terá impactos preocupantes nas relações de trabalho, por causa da substituição de seres humanos por máquinas”, alerta o secretário regional das Américas da ITF, Antonio Rodríguez Fritz.

Segundo Fritz, os sindicatos precisam entender os impactos dessas mudanças tecnológicas nos setores de transportes. "É importante que os sindicatos preparem os trabalhadores, porque uma função muito técnica, requer também uma condição salarial mais digna”, destaca.  

Rede Sindical  Avianca e Latam 

Nos dias 26 e 27 de novembro, em Cartagena (Colômbia), dirigentes sindicais do Peru, Colômbia, Equador, Chile, Argentina e Brasil realizaram uma reunião dos trabalhadores da Avianca/TACA. Também participaram dirigentes da Red Sindical Latam ITF.  Na ocasião, foram debatidos planos e ações conjuntas para fortalecer e defender os direitos dos trabalhadores da aviação.

 


Maciel e Sergio Dias na reunião da Avianca e Latam, em Cartagena – Colômbia 
 

Base ITF
A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) tem 694 sindicatos e federações filiados  nos setores marítimo, portuário, aviação civil, ferroviário, transporte rodoviário e urbano, pesca, turismo e navegação fluvial que estão localizados em 149 países do mundo (Europa, Norte América, Ásia Pacífico, América Latina e Caribe, Mundo Árabe e África).  Cerca de 20  milhões de trabalhadores são filiados aos sindicatos. 

Na região da América Latina, segundo a ITF houve um aumento de 72% de representação de trabalhadores nos últimos 10 anos, consideramos o maior crescimento da ITF no mundo inteiro. 

Mas ainda no setor da aviação a participação é minoritária, falta  presença em todos os setores e em alguns países o sindicalismo é proibido, como por exemplo, na região do Golfo, que teve um crescimento muito grande nas linhas de aviação particular. 

Segundo a ITF, na aviação civil são cerca de sete milhões de trabalhadores no mundo.

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?