O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos sempre foi contra o Imposto Sindical e segue a orientação da Central Única dos Trabalhadores – única central sindical no país que é contrária a esse imposto.
Em 2012, a CUT lançou uma consulta popular (Plebiscito) contra essa cobrança em todo o país, que ganhou forte adesão dos trabalhadores, principalmente, nos aeroviários de Guarulhos.
Esse imposto, também chamado de contribuição sindical, é descontado todo ano, no mês de março, de forma obrigatória do salário do trabalhador! Ele está previsto no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Na Reforma Trabalhista, o desconto será opcional. Essa cobrança é feita desde 1943 no país, e tem incentivado os sindicatos de “fachada”, que não defendem os trabalhadores. Infelizmente, existem muitos no Brasil .
O Sindigru defende que o/a trabalhador/a deve ser livre para contribuir com o seu sindicato, ou seja, quem deve representá-lo/a juridicamente na hora de negociar com os patrões e dialogar com o governo, para ampliar as conquistas.
Defendemos o fim do imposto sindical e sua substituição pela contribuição da negociação coletiva, decidida livremente em assembleia da categoria, como fazemos hoje! Porque é necessário participar e garantir que o Sindicato tenha todas as condições para defender e ampliar os seus direitos.
Adicionar Comentários