Notícias

Tribuna Livre destaca lutas da FENTAC em defesa do mecânico de pista e do empoderamento da mulher na aviação

Programa foi ao ar na segunda-feira (13) ao vivo e pode ser assistido no canal do Sindigru

As políticas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras na aviação civil foram destaque no Programa Tribuna Livre, apresentado pelo jornalista Roberto Samuel, que foi ao ar na segunda-feira (13). 

Os dirigentes Debora Cavalcanti, uma das responsáveis pela organização do Seminário da Mulher na Aviação da FENTAC, e Orisson Mello, um dos coordenadores da Frente Nacional pela Manutenção da Aviação Segura, foram os entrevistados. 

No programa, Debora falou sobre o 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação da FENTAC/CUT, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindigru. 

O evento reunirá sindicalistas aeroviárias de Guarulhos Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Bahia e de várias bases do Sindicato Nacional de Aeroviários,  aeroportuárias e aeronautas. 

A sindicalista disse que a proposta da FENTAC é que as mulheres saiam do Seminário com mais segurança para participar de uma mesa de negociação, assembleia, reunião e nas atividade sindicais. “Queremos empoderar as mulheres para que possam presidir uma reunião ou atividade e não apenas participar nos bastidores", conta.

Frente Nacional pela Manutenção da Aviação Segura

Orisson, diretor da FENTAC, falou sobre a criação da Frente Nacional pela manutenção da Aviação Segura que tem como bandeira a defesa da profissão de mecânico de aeronave/pista, que corre risco por causa da política de redução de custos das empresas aéreas. 

“Este profissional, altamente qualificado, exerce uma função que é essencial para  segurança de voo. Hoje temos denúncias de demissões em massa de mecânicos  em vários aeroportos do país e o que mais nos preocupa é a substituição desse profissional qualificado por pessoas sem formação técnica na aérea. A precarização pode colocar em risco a vida de milhões de pessoas que voam nos aviões das companhias”, alerta.

O sindicalista também socializou que a Frente aprovou uma série de ações, como a elaboração de um informativo voltado ao passageiro para sensibilizar sobre a importância desse profissional para segurança de voo, além da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da profissão. 

Também participam da Frente os companheiros Alexandre, mecânico na United, e dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos da Força Sindical (FNTTA) e Cláudio Visoni,diretor da Associação Brasileira de Mecânicos em Manutenção de Aeronaves (ABMMA).

Transmissão 
Além da transmissão pela TV Guarulhos (Canal 3 da NET), a partir das 19 horas, o programa pode ser visto pelo site: www.tvguarulhos3.com ou pelo Facebook Live, na página da oficial do apresentador Roberto Samuel.
Os aeroviários podem assistir ao programa no canal no Youtube do Sindigru.

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?