As políticas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras na aviação civil foram destaque no Programa Tribuna Livre, apresentado pelo jornalista Roberto Samuel, que foi ao ar na segunda-feira (13).
Os dirigentes Debora Cavalcanti, uma das responsáveis pela organização do Seminário da Mulher na Aviação da FENTAC, e Orisson Mello, um dos coordenadores da Frente Nacional pela Manutenção da Aviação Segura, foram os entrevistados.
No programa, Debora falou sobre o 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação da FENTAC/CUT, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindigru.
O evento reunirá sindicalistas aeroviárias de Guarulhos Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Bahia e de várias bases do Sindicato Nacional de Aeroviários, aeroportuárias e aeronautas.
A sindicalista disse que a proposta da FENTAC é que as mulheres saiam do Seminário com mais segurança para participar de uma mesa de negociação, assembleia, reunião e nas atividade sindicais. “Queremos empoderar as mulheres para que possam presidir uma reunião ou atividade e não apenas participar nos bastidores", conta.
Frente Nacional pela Manutenção da Aviação Segura
Orisson, diretor da FENTAC, falou sobre a criação da Frente Nacional pela manutenção da Aviação Segura que tem como bandeira a defesa da profissão de mecânico de aeronave/pista, que corre risco por causa da política de redução de custos das empresas aéreas.
“Este profissional, altamente qualificado, exerce uma função que é essencial para segurança de voo. Hoje temos denúncias de demissões em massa de mecânicos em vários aeroportos do país e o que mais nos preocupa é a substituição desse profissional qualificado por pessoas sem formação técnica na aérea. A precarização pode colocar em risco a vida de milhões de pessoas que voam nos aviões das companhias”, alerta.
O sindicalista também socializou que a Frente aprovou uma série de ações, como a elaboração de um informativo voltado ao passageiro para sensibilizar sobre a importância desse profissional para segurança de voo, além da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da profissão.
Também participam da Frente os companheiros Alexandre, mecânico na United, e dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos da Força Sindical (FNTTA) e Cláudio Visoni,diretor da Associação Brasileira de Mecânicos em Manutenção de Aeronaves (ABMMA).
Transmissão
Além da transmissão pela TV Guarulhos (Canal 3 da NET), a partir das 19 horas, o programa pode ser visto pelo site: www.tvguarulhos3.com ou pelo Facebook Live, na página da oficial do apresentador Roberto Samuel.
Os aeroviários podem assistir ao programa no canal no Youtube do Sindigru.
Adicionar Comentários