Após cinco meses de longas e difíceis negociações com as empresas aéreas, que tiveram mediação do poder judiciário, a nossa Campanha Salarial chegou ao fim.
Em assembleias realizadas, no dia 19 de fevereiro, os aeroviários no Aeroporto de Guarulhos aprovaram a proposta apresentada em audiência de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizada em Brasília, que recupera o poder de compra dos salários e nos direitos econômicos.
Importante destacar que a paralisação nacional dos Aeroviários e Aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) – realizada no dia 3 de fevereiro, em 12 aeroportos do país, destacando o GRU Airport, foi fundamental para melhorar essa proposta e ajudou a sensibilizar as empresas aéreas a saírem do “reajuste zero” para o aumento salarial de 11%, que será parcelado em duas parcelas iguais em fevereiro e maio.
Embora a proposta do Tribunal não era a que reivindicávamos, o importante é que todos terão aumento nos salários, pisos, nos direitos econômicos e terão a renovação de todas as cláusulas sociais na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – que foram conquistadas com muita luta e mobilização dos trabalhadores.
Além disso, o Tribunal também assegurou a garantia de não haver qualquer retaliação aos trabalhadores que exerceram o seu direito legal de paralisação, no dia 3 de fevereiro.
Adicionar Comentários