Notícias

Red Sindical LATAM/ITF realiza Encontro

Dirigentes de países da América do Sul fortaleceram laços contra a precarização no trabalho

Com a finalidade de debater a realidade dos trabalhadores na LAN e TAM nos diversos países da América do Sul, dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) e dos sindicatos dos aeroviários e aeronautas do Brasil, Paraguai, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Equador e Panamá se reuniram, nos dias 3 e 4 de novembro, em Lima, no Peru.

Organizado pela Red Sindical  LATAM/ITF (Sindicato dos trabalhadores na LATAM ), os sindicalistas trocaram experiências e reforçaram a solidariedade no combate à precarização do trabalho e à prática antissindical adotada pela LAN Equador, que demitiu a companheira tripulante, Jimena Lopez, fundadora e Secretária Geral do SITA (Sindicato de Trabajadores de Aerolane).

Novos protestos e Aerolineas

Segundo o presidente da FENTAC, Sérgio Dias, os países participantes definiram novos atos em apoio à readmissão de Jimena.  “Essa postura da LAN Equador é inaceitável. Estamos juntos na luta desta companheira que é uma líder engajada  na luta pelos direitos das mulheres e em defesa dos trabalhadores na aviação do seu País”, relata.

O presidente do Sindigru/CUT e diretor financeiro da Federação, Orisson Mello, socializou as irregularidades trabalhistas cometidas pela empresa Aerolineas Argentinas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, solicitou apoio aos companheiros e informou as reivindicações da Campanha Salarial do setor aéreo no Brasil.

Avianca

No final do Encontro da Red Sindical LATAM/ITF, dirigentes brasileiros e colombianos se reuniram e aprovaram uma maior integração entre os trabalhadores da AVIANCA/TACA no sentido de conhecer os acordos coletivos de trabalho.

Viviane Barbosa, da Redação da SINDIGRU

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?