A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou uma nova data de previsão para que se esgote os recursos do “volume morto”, é dia 27 de outubro. Coincidentemente, a água deve acabar, segundo a Sabesp, um dia após a votação do segundo turno.
A informação foi confirmada pelo comitê anticrise que monitora a Cantareira e contraria a previsão anterior da Sabesp, de que os recursos abasteceriam o estado até o final de novembro.
A conta feita pela Sabesp é de que os 21,2 mil litros de água extraídos por segundo, em média, do Cantareira, aliado a um reabastecimento dos reservatórios de apenas 50% da mínima histórica, determinarão o fim do fornecimento de água no dia 27 de outubro.
Acontece que a Sabesp considera um reabastecimento de 50% da mínima histórica, em média, porém, neste mês, a vazão foi de apenas 39%, o pior índice para o mesmo período desde 2000. Dessa forma, o déficit de água foi ampliado em 43,3 bilhões de litros.
Ministério Público apura contrato bilionário entre parceiras da Sabesp
Com base na representação do líder da Bancada do PT, deputado João Paulo Rillo, o Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar suspeitas de favorecimento de empresas em contratos firmados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no programa de redução de perdas e uso racional da água no Estado.
Instaurada pelo promotor da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, Marcelo Daneluzzi, a apuração busca esclarecer como ocorreu a contratação das empresas e a utilização dos recursos, que alcançaram R$ 1,1 bilhão no período de 2008 e 2013 e a Sabesp não atingiu as metas estipuladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
Amparada no relatório da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, a promotoria observa que além de não atingir a meta estipulada pela agência, houve aumento de 2011 para 2012. Somente no ano passado foram perdidos 924,8 bilhões de litros, quantidade equivalente à capacidade máxima do, agora agonizante, sistema Cantareira.
Para executar as ações de redução de perdas de água, a Sabesp contratou as empresas Enops Engenharia Ltda, Sanit Engenharia Ltda, Enorsul Serviços em Saneamento Ltda, Restor Comércio e Manutenção de Equipamentos Eletrom Ltda., BBL Engenharia Construção e Comércio Ltda., e a Opertec Engenharia Ltda.
Também integram a lista a OPH Engenharia e Gerenciamento Ltda; VA Saneamento Ambiental Ltda., Job Engenharia e Serviços Ltda., Cobrape Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, Sanesi Engenharia e Saneamento Ltda., Etep Estudos Técnicos e Projetos Ltda e Ercon Engenharia Ltda.
Redação Sindigru com PT Alesp
Adicionar Comentários