Notícias

Fiscalização no Aeroporto coloca Guarulhos em 2º lugar na lista de trabalho escravo

Fiscais flagraram 111 trabalhadores em condições consideradas degradantes no GRU-Airport

Guarulhos conquistou o constrangedor segundo lugar na lista das cidades brasileiras em que o Governo Federal registrou mais casos de trabalho em condições análogas à escravidão, em 2013. O desrespeito ao trabalhador foi descoberto por meio de uma  ação do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho no canteiro de obras do Terminal 3 do Aeroporto, inaugurado no domingo (11).

Em setembro passado, após denúncias do Sindicato da Construção Civil  de Guarulhos, fiscais flagraram 111 trabalhadores em condições consideradas degradantes no Aeroporto.  

Os trabalhadores resgatados vieram do Maranhão, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Eles foram utilizados nas obras tocadas pela empreiteira OAS para a construção do Terminal 3. A OAS, que é uma das sócias do Aeroporto, teve de devolver os trabalhadores a seus locais de origem, com pagamento das despesas, e foi multada em R$ 15 milhões.

O Ministério Público do Trabalho resgatou, em 2013, um total de 2.063 trabalhadores em situação análoga à escravidão, num total de 179 operações realizadas em todo País.

Redação Sindigru com Diário de Guarulhos 

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?