Notícias

Maciel assume vaga no Dieese

O diretor do Sindigru e trabalhador na Gol representará o ramo dos transportes da CUT.

 

Rodrigo Maciel (camisa azul) – crédito: Henrique Lessa / FENTAC

O trabalhador na Gol, diretor jurídico do Sindigru e membro do conselho fiscal da FENTAC/CUT, Rodrigo Maciel, representará o ramo dos transportes no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A eleição da entidade aconteceu na quarta-feira, 27, em São Paulo.
O presidente da Federação, Celso Klafke, terminará seu mandato como dirigente do Dieese em 31 de janeiro de 2014 e Maciel substituirá o companheiro. “Daremos  continuidade ao trabalho que vem sendo feito e ampliaremos as discussões a respeito do desenvolvimento econômico e social do trabalho do Dieese, que é uma entidade que reúne todas as centrais sindicais”, afirmou Maciel.
O sindicalista é aluno do Dieese na primeira turma do curso superior em Ciências do Trabalho mantida pela Escola do Departamento.

Mandato e ações
Na assembleia, os representantes das entidades sócias também discutiram e aprovaram a previsão orçamentária para o ano de 2014, bem como o planejamento anual do próximo ano, a revisão e a aprovação do plano trienal 2013-2015.
O mandato dos novos dirigentes do Dieese são de três anos.
 

Dieese
O Dieese é uma entidade criada pelo movimento sindical brasileiro e reúne as mais diferentes centrais sindicais, além de sindicatos, federações e confederações de trabalhadores de todos os setores econômicos. A entidade é comandado por uma Direção Sindical Nacional formada pelas entidades sócias e por uma Direção Técnica que é composta por uma executiva com mandato de dois anos e por um colegiado com mandato de 3 anos.
A instituição foi fundada em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Reconhecida como instituição de produção científica, o Departamento atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação. Ao longo dos anos, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente.
Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são o emprego e renda, a negociação coletiva e o desenvolvimento de políticas públicas.

Formação
A sede nacional do Dieese fica em São Paulo. A instituição possui 18 escritórios regionais nos estados e aproximadamente 60 seções sindicais, que são técnicos ou equipes que atuam dentro das entidades sindicais desenvolvendo estudos relacionados a setores econômicos específicos.
Os 264 funcionários do Departamento são responsáveis por elaborar e coordenar essas pesquisas e estudos que atendem as mais de 658 instituições sócias.

Outros Projetos
Além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, o Dieese realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais, desenvolvendo metodologias e apresentando medições que são muito utilizadas em diversos campos para entender a realidade econômica e social do país. Dentre essas pesquisas, algumas são muito conhecidas como a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) e o ICV (Índice do Custo de Vida).

Viviane Barbosa, com a colaboração de Jéssica Lemos e Henrique Lessa da Assessoria de Imprensa da FENTAC/CUT – Matéria atualizada às 16h22 do dia 29 de novembro de 2013

Comunicação do SINDIGRU/CUT
Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Mídia Consulte: 55 + (11) –3101-1912 – 9+6948-7449
Redação:
jornalismo@midiaconsulte.com.br

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?