Os principais problemas de saúde enfrentados pelas mulheres são doenças cardiovasculares, pulmonares, hipertensão, câncer de mama e de colo de útero e complicações na gestação e parto, agravados pelo sedentarismo, tabagismo e obesidade. Para se prevenir, além dos exercícios físicos e cuidados com a alimentação, é preciso enfrentar o cigarro, evitar o estresse e realizar consultas periódicas no médico.
Prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis também. Ficar atenta a esses cuidados e ter uma vida saudável é muito importante para garantir qualidade de vida em todas as fases, da juventude à velhice.
Veja abaixo algumas dicas de exames importantes para as mulheres:
Colesterol e triglicérides: o primeiro teste deve ser feito aos 20 anos e os próximos, repetidos a cada 5 anos. A partir dos 40 anos, os cuidados devem ser redobrados, pois as taxas podem aumentar de repente, podendo levar a derrames e ataques cardíacos.
Pressão arterial: A verificação deve ser feita a cada consulta médica, e com mais frequência quando a paciente está acima do peso ou tem histórico familiar.
Diabetes: Esta é uma doença silenciosa e séria. Por isso, o teste de glicemia de jejum é muito importante, especialmente entre as mulheres com pressão ou colesterol alto, ou que estão acima do peso.
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): Existem mais de 20 e elas são transmitidas através de relação sexual de qualquer tipo. Algumas não têm sintomas, mas são transmitidas da mesma forma, inclusive para o bebê. As DSTs podem causar corrimentos, coceiras, queimação, feridas, nódulos, inflamações, infertilidade ou gravidez ectópica (fora do útero). Para se prevenir, as mulheres devem usar camisinha sempre.
Câncer: O exame papanicolau é indicado para a prevenção do câncer de colo de útero e deve ser feito regularmente. O câncer de mama é prevenido com o autoexame, que deve ser feito mensalmente, após a menstruação. Havendo suspeita de câncer de mama, ou depois dos 40 anos, é indicada a mamografia. Já o câncer de ovário pode ser detectado com a ultrassonografia transvaginal com doppler, que deve ser feita anualmente, a partir dos 45 anos.
Doenças ginecológicas: As mais comuns são dismenorréia (menstruação dolorosa); TPM (tensão pré-menstrual), que afeta 80% das mulheres em fase reprodutiva; distúrbios hormonais; infertilidade; e distopias genitais (como a incontinência urinária).
Climatério: A menopausa é a fase em que não ocorre menstruação das mulheres e o climatério, o período de transição da fase reprodutiva para a menopausa. Nesta fase, é preciso ficar atenta para a osteoporose. A reposição hormonal pode reduzir sintomas, mas deve ser feita sob orientação médica.
Adicionar Comentários