Com o slogan “Bem-vinda LATAM: com salários dignos e trabalhos de qualidade”, o objetivo do ato foi ressaltar que os trabalhadores são essenciais à nova companhia e que a unidade dos funcionários da TAM e da LAN nos 7 países em que as empresas têm sede será fundamental para garantir a qualidade e a manutenção dos empregos.
O próximo encontro do Projeto Latam (da ITF) está previsto para os dias 20 e 21 de agosto, em Santiago.
Encontro em Buenos Aires
Os sindicatos que representam os trabalhadores das alianças de companhias aéreas Oneworld e Star Alliance reuniram-se, em 22 de junho, na Argentina, para compartilhar informações e desenvolver estratégias em defesa dos trabalhadores. No encontro, foram analisadas as implicações da fusão da TAM com a LAN e a situação na Turkish Airlines, onde ocorreram várias demissões recentemente.
A coalizão de sindicatos que representam os funcionários das companhias ligadas à Oneworld vai lançar o vídeo “One World, One Voice” e uma página na internet, no endereço www.owolc.org. O objetivo é reunir experiências e ampliar a comunicação com trabalhadores e sociedade.
Os dirigentes sindicais Sérgio Dias (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Orisson Melo e Débora Cavalcanti (Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos), participaram do encontro representando a Fentac/CUT.
Fusão é concluída
A fusão da LAN com a TAM foi concluída no dia 22 de junho, criando a maior companhia aérea da América Latina e uma das dez maiores do mundo, com uma frota de 310 aviões, 150 destinos para 22 países, 51 mil funcionários e uma receita anual estimada em mais de US$ 16 bilhões para 2014. Na área de cargas, a companhia chega a 169 cidades em 27 países.
A conclusão do processo de fusão se deu com a troca de ações na bolsa de São Paulo. O brasileiro Maurício Rolim Amaro será o presidente do Conselho de Administração da Latam e o chileno Enrique Cueto assumirá a presidência executiva. As empresas dizem que irão manter seus centros de operações em Santiago e São Paulo, e continuarão operando com suas marcas.
No dia 29, elas iniciaram o processo de permuta de slots no Aeroporto de Cumbica (Guarulhos-SP). A operação foi exigida pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pelo TDLC (Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile).
Adicionar Comentários