Notícias

Ação do Sindigru contra a Gol/VRG no TRT-SP está mantida

Companhia terá que comunicar à Justiça qualquer mudança de escala e justificar sua necessidade O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos participou, na terça-feira (9/11), de audiência de dissídio com a Gol/VRG, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo. A desembargadora Sônia Maria Prince Franzini, que conduziu a audiência, propôs a criação de uma comissão paritária, formada por representantes do Sindicato, da Gol/VRG e pelo assessor econômico do TRT-SP, Dr. Pedro Jorge de Oliveira.

A comissão terá um prazo de trinta dias para equacionar a demanda dos trabalhadores e encaminhar uma negociação consensual entre as partes visando um acordo no processo. A primeira reunião acontece nesta sexta-feira (12/11), às 9h30min, no Tribunal.

Durante este prazo, o Sindicato comprometeu-se a não promover movimento grevista na companhia. A Gol/VRG, por outro lado, não poderá alterar escalas de jornada sem antes comunicar à comissão, justificando a necessidade da alteração.

O dissídio foi encaminhado ao TRT-SP pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo. Na audiência, o advogado da companhia alegou que a empresa não havia recebido uma pauta formal de reivindicações do Sindicato e pediu a extinção do processo sem julgamento de mérito.

A procuradora Laura Martins de Andrade, do MPT-SP, levantou perante à desembargadora os motivos que levaram o órgão a encaminhar o dissídio, em especial o risco de greve na companhia e os prejuízos que seriam gerados à sociedade. A procuradora também afirmou que todas as reinvindicações do Sindicato constam nas atas das audiências realizadas sob mediação do MPT-SP, nos últimos dois meses e meio, e que a Gol estava ciente dos problemas levantados pelos trabalhadores.

Dentre as irregularidades que geraram o dissídio estão assédio moral relacionado à pressão por realização de horas extras e dobra de jornadas, sobrecarga de trabalho, falta de funcionários, descumprimento da Convenção Coletiva e da regulamentação profissional pela Gol/VRG e empresas que prestam serviços terceirizados à companhia.

A advogada do Sindicato, Dra. Alzira Rotbande, ressaltou os riscos de segurança para trabalhadores e passageiros, em razão da sobrecarga e excesso de jornada. Destacou ainda que a proposta encaminhada sob mediação do MPT-SP também não está sendo cumprida pela Gol/VRG.

A direção do Sindicato, na audiência, salientou a falta de propostas objetivas da empresa para dar conta das demandas dos trabalhadores, e o descontentamento dos aeroviários na base de Guarulhos, que continuam em estado de greve.

 

Ata da audiência

TERMO DE AUDIÊNCIA Nº 155/10

Processo TRT/SP nº 20193.2010.000.02.00-4

DISSÍDIO COLETIVO DE GREVE

Aos nove dias do mês de novembro do ano de dois mil e dez, às 14:45 horas, na sala de audiências deste Tribunal, sob a Presidência da Exmª. Srª. Desembargadora Vice-Presidente Judicial SONIA MARIA PRINCE FRANZINI, apregoadas as partes, foi aberta a audiência de Instrução e Conciliação do processo supra, entre partes:

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO; Suscitante.

SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DE GUARULHOS E GOL/VRG LINHAS AÉREAS; Suscitado.

Estão presentes a Exmª. Sr.ª. Procuradora do Trabalho Dra. Laura Martins Maia de Andrade e o Assessor Econômico Dr. Pedro Jorge de Oliveira.

O Suscitante comparece representado pela Procuradora do Trabalho Dra. Laura Martins Maia de Andrade.

O Suscitado Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos comparece representado pelo Presidente Sr. Orisson de Souza Melo, pelos Diretores Srs. Rodrigo Maciel Silva e Tatiane de Paiva Ribeiro e pela advogada Dra. Alzira Dias Sirota Rotbande, OAB/SP nº 83154.

A Suscitada GOL/VRG comparece representada pelo Preposto Sr. Jean Carlo Alves Nogueira e pelos advogados Drs. Marcus de Oliveira Kaufmann, OAB/DF nº 14750, e Ana Cristina Vasconcellos Santos, OAB/RJ nº 92756.

Neste ato a Presidência apresenta a seguinte proposta de conciliação:

– O comprometimento das partes de formar uma Comissão paritária, com a participação da Assessoria Econômica deste Tribunal e do Ministério Público do Trabalho, a qual deverá se reunir na sede desta Corte para elaborar um cronograma, buscando viabilizar a solução dos principais problemas relacionados ao cumprimento de jornadas de trabalho, escalas de voos e demais reivindicações, no prazo de 30 (trinta) dias.

As partes aceitam a proposta da Presidência, ficando a primeira reunião agendada para o dia 12/11/2010, sexta-feira, às 09:30 horas, nesta sala de audiências.

A categoria se compromete a não paralisar a normal prestação dos serviços no curso das negociações, sendo que a Empresa se compromete no sentido de que as alterações de escala serão previamente justificadas nas reuniões agendadas.

O Ministério Público não se opõe ao acordado e aguarda para manifestação oportuna.

Cientes as partes.

Nada mais.

DESEMBARGADORA VICE-PRESIDENTE

JUDICIAL

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUSCITANTE

SUSCITADA

 

 

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?