Notícias

Aeroviárias parabenizam “Tenda da Mulher do Sindigru”

Dirigentes distribuíram para cerca de duas mil aeroviárias na Latam, Gol, Azul e Avianca a 2ª Edição da Cartilha da Mulher na Aviação da FENTAC. Conheça também as vencedoras do sorteio

A Tenda da Mulher do Sindigru – que  marcou a celebração do Dia Internacional de Luta das Mulheres — foi muito bem recebida na quarta-feira (8) pelas trabalhadoras aeroviárias no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport).

Durante todo o dia, quem passava pela Subsede do Sindicato no Aeroporto recebia dicas e cuidados com a pele, maquiagem e ficava por dentro de seus direitos.

Dirigentes  distribuíram para cerca de duas mil aeroviárias nas companhias aéreas Latam, Gol, Azul, Avianca a 2ª Edição da Cartilha da Mulher na Aviação", elaborada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC).

A Cartilha traz informações de interesse para as mulheres, como o combate à violência doméstica, a conscientização sobre câncer de mama, parto humanizado, direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho e também o respeito aos direitos das mulheres Trans (LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). 

Reforma da Previdência

A publicação também faz um alerta à proposta da Reforma da Previdência (PEC 287/2016), apresentada pelo governo Temer que, se for aprovada no Congresso, inviabilizará o direito  à aposentadoria, prejudicando todos os trabalhadores e, principalmente, as mulheres. 

Aeroviárias recebem prêmios 

Durante a atividade na Tenda da Mulher, as aeroviárias preencheram uma ficha para  concorrer a um sorteio de uma linda cesta com produtos de beleza. As vencedoras foram Andreia Falcirolli (Avianca), Maria Aparecida Silva (Latam) e Aline Nunes de Santana (Latam).

O Sindicato também destacou outra importante bandeira de luta para as mulheres na aviação: o direito a um auxílio maquiagem. Essa reivindicação tem sido permanente nas mesas de negociação da Campanha Salarial da FENTAC com as empresas aéreas.

Por exigência das companhias, as aeroviárias trabalham maquiadas, com o cabelo preso, seguindo o padrão de cada empresa. Segundo o Sindigru, elas gastam em média por mês 10% de seu salário com maquiagem, sendo que as empresas deveriam fornecer, já que fazem essa cobrança.

Na Campanha Salarial deste ano, a reivindicação ao auxílio maquiagem voltará às mesas de negociação e o Sindigru espera que as empresas se sensibilizem com essa luta das trabalhadoras.
 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?