Notícias

Inscrições para bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho na Escola DIEESE termina no dia 10

Será a quarta turma do Bacharelado. A primeira finaliza o curso no final deste ano

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2015 do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, promovido pela Escola Superior DIEESE de Ciência do Trabalho. As inscrições vão até o dia 10 de junho. Será a quarta turma do Bacharelado. A primeira finaliza o curso no final deste ano.

A graduação foi reconhecida pelo MEC no ano passado. Obteve conceito 4, de uma escala de 1 a 5, em avaliação realizada pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A portaria que oficializa o reconhecimento do curso deve ser publicada em breve.

Sobre a graduação

Ciências do Trabalho é um novo campo de conhecimento, que começa a ser constituído com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho. Não há diretrizes curriculares para o curso. A graduação é, portanto, uma inovação, instituída para ensino e pesquisa como parte de um projeto que reflete valores e necessidades da classe trabalhadora. A finalidade estratégica é reposicionar o tema do trabalho na sociedade e na academia, a partir da visão do trabalhador, levando a questão a ser reconhecida como relevante por toda a sociedade.

O curso se propõe a analisar temas estruturais da realidade socioeconômica do país; as transformações na organização e gestão do trabalho e da produção; a qualidade do trabalho e de vida. Propõe-se também a difundir resultados de investigações e análises sobre o tema.

A graduação em Ciências do Trabalho propõe estudos, pesquisas e reflexões realizadas por estudantes e docentes na perspectiva dos que vivem do trabalho. O ponto de partida será um conjunto organizado de conhecimentos relativos ao tema, estudos e teorias que valorizam a experiência dos sujeitos trabalhadores e a construção de um método próprio de análise. O conhecimento será produzido a partir das indagações dos estudantes pesquisadores, em consonância com o conhecimento metodológico e científico já existente e validado. A estrutura curricular é interdisciplinar e a Economia Política, a História Social e a Sociologia Política são as áreas do conhecimento científico que fornecerão os fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos.

Campo de atuação

O bacharel em Ciências do Trabalho estará capacitado para atuar em diferentes espaços profissionais. Como a questão do trabalho é essencial para a vida humana e um campo de interesses em eterna disputa e conflitos, a área de atuação do bacharel em Ciências do Trabalho é bastante ampla. Entre as diversas possibilidades de atuação estão as áreas sindical, parlamentar, social, cultural, de pesquisa, educação, assessoria e gestão.

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho

Duração: 3 anos
Turno: Noturno
Vagas: 40 vagas
Campus: Rua Aurora, 957, Santa Ifigênia, São Paulo
Credenciado pelo MEC: Parecer CNE/CES 387/2011, pelo prazo de três anos (DOU 21 de outubro de 2011)
Mais informações: www.escola.diesse.org.br

Redação SINDIGRU com Escola Dieese

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?