Notícias

Brasília: Ato no Congresso pede fim de verba empresarial nas eleições

Sacos de "dinheiro" foram deixados no gramado diante do Parlamento

Duzentos sacos de “dinheiro” foram deixados no gramado defronte ao Congresso Nacional na terça-feira (24), como protesto contra o financiamento de empresas e bancos para candidatos a cargos eletivos.

Uma faixa preta, também disposta no local, deixava clara a urgência do momento: “Fora o $ de empresas nas eleições”, numa referência explícita ao projeto de emenda constitucional que prevê, entre outros pontos, sacramentar a doação de dinheiro de empresas e bancos para candidatos.

A CUT e outros movimentos sociais, assim como partidos de esquerda, defendem o fim do financiamento por parte de pessoas jurídicas. No entanto, o atual presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que já se manifestou favorável ao dinheiro de empresas nas campanhas, pode encaminhar a qualquer momento as PECs 352/344 (uma apensada à outra), que inscreveriam na própria Constituição a presença de dinheiro de empresas no processo eleitoral.

A atividade de hoje foi organizada pela Coalizão Reforma Política Democrática, que conta com o apoio político da CUT.

Da CUT 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?