Após um longo período de exaustivas negociações e protestos, os aeroviários da CUT em Guarulhos e Recife encerram a Campanha Salarial com vitórias. A data-base da categoria venceu em 1º de dezembro do ano passado e o impasse iniciou após as empresas aéreas se recusarem a avançar na melhoria dos direitos sociais da categoria.
A boa notícia é que o impasse terminou na tarde terça-feira (3) com o fechamento de um acordo, intermediado pela Procuradoria Regional do Trabalho em Brasília e negociado entre as partes, que assegurou avanços nos direitos sociais e econômicos dos aeroviários cutistas. “A negociação foi difícil, mas graças à nossa capacidade de organização e luta conquistamos o aumento da Licença Maternidade de 120 para 180 dias para as mulheres aeroviárias. As mães terão dois meses para cuidar de seus filhos e isso melhorará muito a qualidade de vida da mãe e o desenvolvimento do bebê. Estamos felizes com esta grande conquista para as aeroviárias de Guarulhos que merecem”, frisa o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Orisson Melo.
A nova cláusula social entrará em vigor a partir de 1º de dezembro deste ano, no entanto, a aeroviária que estiver gestante e for ganhar o bebê após dezembro já pode comemorar a conquista deste importante direito. “Essa é uma vitória dos sindicatos aeroviários cutistas que não esmoreceram em nenhum momento na hora de pleitear melhorias nas condições de trabalho e em defesa da mulher. Quem luta, amplia as conquistas. Para nós, a conquista da Licença Maternidade de 180 dias é histórica para a categoria aeroviária”, frisa.
Outro avanço refere-se ao valor do teto na cesta básica. O valor será de R$ 294,30 para todos que ganham até R$ 3.429,89 a partir de 1º de dezembro de 2014 e não terá nenhum desconto para os trabalhadores “É importante destacar que Sindicato-pirata do Sinteata não tem as conquistas que os aeroviários da CUT em Guarulhos têm. Além disso, a nossa Convenção Coletiva de Trabalho é superior a deles. Continuamos mantendo as 6 horas em pista contra as 8 horas que eles defendem e que infringe a Lei que regulamenta a nossa profissão de aeroviário, que determina que o trabalho na pista deve ser executado na jornada de 6 horas”, explica Melo.
Assinatura da CCT
Dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT) e do SINDAERO/PE assinarão nesta quarta-feira (4) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), às 14h30, na sede da entidade patronal, situada à Av. Ibirapuera, 2332, em São Paulo.
A CCT é válida pelo período de 1 ano, ou seja, terá a vigência de 1º de dezembro de 2013 até 30 de novembro de 2014.
Assinatura da CCT do SINDIGRU e SINDAERO com o SNEA
Data: 4 de junho (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: sede do SNEA, localizada à Av. Ibirapuera, 2332
Viviane Barbosa, da Redação do SINDIGRU/CUT
Adicionar Comentários