Brasil Notícias

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos atrasa novamente e só deve operar em agosto

A entrega do aeromóvel que vai ligar o Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, ao sistema de trens de São Paulo foi mais uma vez adiada. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que acompanha as obras junto à GRU Airport, disse que a nova previsão para o início das operações informada pela concessionária é agosto de 2025.
Segundo a Anac, foi aberto um processo administrativo para impor sanções à concessionária devido aos atrasos, podendo ser multada. A GRU Airport justificou à Agência os motivos da demora na entrega.
O início das operações do aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos tinha data limite estabelecida para 18 de fevereiro de 2024. Já com atrasos, a estreia ficou inicialmente prevista para o primeiro semestre de 2024, mas foi adiada para agosto, depois para janeiro e agora parece que ficou para agosto de 2025. As obras tiveram investimento total de mais de R$ 270 milhões, com recursos federais e privados, e começaram em janeiro de 2022.

A promessa é que o aeromóvel faça uma conexão entre a estação Aeroporto-Guarulhos aos três terminais administrados pela GRU Airport, sem nenhum custo para o passageiro. Atualmente, o trajeto é feito por meio de um ônibus que leva os passageiros ao aeroporto e vice-versa. Uma composição do mesmo tipo já funciona no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Para Ângelo Márcio, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos – Sindigru, o aeromóvel em operação deve diminuir o tempo de descolamento de casa para o trabalho. “Apesar de a data prevista para início das operações ter sido adiada por três vezes, podemos ressaltar que haverá uma melhoria na locomoção dos trabalhadores reduzindo o tempo de deslocamento de sua residência até o trabalho e o retorno”, comentou Ângelo.
Serão três veículos no total, sendo dois em operação regular e o terceiro como reserva. Cada trem terá dois vagões e poderá transportar até 200 viajantes por vez. A expectativa é que o passageiro chegue aos terminais do Aeroporto de Guarulhos em apenas seis minutos.

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?