Pela primeira vez na história da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), o Congresso Global está sendo realizado em uma região árabe. O 46º Congresso, que acontece de 13 a 19 de outubro de 2024, no Palais des Congrès, em Marraquexe, Marrocos, reúne milhares de trabalhadores dos transportes e líderes sindicais de todo o mundo.
A FENTAC, filiada à ITF, está presente representando os trabalhadores da aviação civil neste encontro global.
O objetivo do Congresso é estabelecer políticas e planos de trabalho, além de eleger os representantes de cada segmento nos Comitês e Seções de trabalho, tanto na esfera mundial quanto regional. Durante o evento, foram deliberadas moções e resoluções determinantes para o planejamento do futuro do trabalho no setor de transportes, com foco no desenvolvimento das regulações nas esferas públicas e privadas. O propósito é fortalecer as relações de trabalho nos próximos anos.
O Brasil, que sempre esteve ativo no Comitê de Aviação Civil da América Latina, também contou com o apoio da bancada brasileira para eleger o presidente do SINDIGRU, Rodrigo Maciel, como presidente da Seção de Aviação Civil na América Latina para o mandato 2025-2029. A eleição de Maciel, que também contou com o apoio dos países da região, fortalece a representação do Brasil no cenário internacional.
Segundo Rodrigo Maciel, “Esse novo cargo traz ainda mais responsabilidade para o Brasil. Nosso foco sempre foi, e continuará sendo, lutar por melhores condições de trabalho, com valorização e segurança. Agora, estaremos representando os trabalhadores do setor de forma ainda mais ampla, garantindo que as decisões no setor aéreo mundial sejam pautadas pelas necessidades e pela qualificação dos profissionais.”
Com quase 25 anos de experiência como aeroviário, Rodrigo Maciel sempre esteve à frente da luta pela valorização dos trabalhadores do setor aéreo brasileiro, seja no sindicato ou pela FENTAC. Ele tem atuado de forma intensa para garantir melhores condições econômicas e sociais, além de investir na qualificação dos profissionais, sempre priorizando a segurança de voo. Sua nova atribuição fortalece ainda mais o papel dos aeroviários, aeronautas e aeroportuários nas decisões globais do setor, assegurando que os trabalhadores estejam organizados, conectados e unidos para influenciar as relações de trabalho.
Além disso, o Brasil também conquistou a presidência do Comitê de Juventude da América Latina, com a eleição do aeronauta Clauver Castilho para o mandato 2025-2029. Comissário de voo e Secretário-Geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Clauver Castilho tem se destacado na defesa das pautas nacionais e internacionais da categoria. Apesar de jovem, acumula experiências essenciais para tratar as demandas da juventude e as necessidades das profissões do setor aéreo.
Gold Award
Após o comitê, houve uma emocionante homenagem aos companheiros Lemos e Dr. Maurício, em reconhecimento pelos serviços prestados aos trabalhadores e ao setor aéreo como um todo.
Adicionar Comentários