Nessa semana, de 20 a 23 de junho, aconteceu a Conferência Regional da Aviação Civil da ITF.
Com o mote de recuperação da indústria nosso presidente, Rodrigo Maciel, se encontrou com dirigentes sindicais do mundo todo para discutir o trabalho, a geração de emprego e direitos trabalhistas pós-pandemia.
O encontro, que aconteceu no México, teve a participação de representantes do Brasil, Antigua y Barbuda, Argentina, Panamá, Colômbia e, do México.
A conferência contou com a presença de influentes autoridades políticas como o Embaixador da Argentina, Senadores Mexicanos, membros do sindicato inglês United Union, com a Ministra do Trabalho e Previdência do México, que ajudaram a ampliar o debate enriquecendo a discussão ocorrida.
Rodrigo Maciel, coordenador de projetos na América Latina da ITF, presidente do SINDIGRU e um dos representantes da FENTAC falou sobre o evento: “A conferência mostrou, novamente, a importância da união dos trabalhadores pelo mundo. Ainda que em diversos países, com realidades distintas, a geração de empregos com qualidade e, principalmente, direitos, é um mote mundial”, afirmou.
E continua “Ainda há muito espaço para o trabalhador crescer, em um mundo globalizado e, cada vez mais conectado, os direitos trabalhistas não podem ficar estagnados nos anos 80, 90. É claro que a geração de emprego é importante, mas a qualidade do trabalho e suas garantias também são. A excelência no trabalho, se dá, necessariamente, com condições dignas e trabalhadores em equilíbrio econômico na relação trabalhista.”
Neste sentido, vale o destaque importante que foi a eleição de Francisco Lemos, escolhido na conferência para presidir o Comitê de Aviação Civil da América Latina e deve ser o responsável por coordenar as ações regionais da ITF. A decisão unifica ainda mais aeronautas, aeroviários e aeroportuários na construção conjunta de pautas em defesa da causa trabalhista. Lemos atualmente é presidente do SINA.
Para Clauver Castilho, também um dos representantes da FENTAC e eleito no evento vice-presidente do subcomitê da tripulação de cabine “Estamos muito felizes de fazer esse trabalho de unidade, o compartilhamento de informações é primordial para as entidades sindicais conseguirem combater pleitos de empresas e governos no avanço liberal, então nessa conferência, a nossa atuação conjunta, a divisão de estratégias com entidades do mundo é a receita para atuarmos da melhor forma possível em prol das causas trabalhistas”
O Presidente da FENTAC, Paulo Alexandre também pontua “A participação da FENTAC na conferência foi muito importante, junto de diversas autoridades e especialistas do ramo debatendo a importância da coligação com a ITF no debate de questões trabalhistas do setor aéreo. Temos a certeza de que saímos de lá mais organizados e com maior bagagem de informações de ações estratégicas para que possamos implantar aqui no Brasil.” Paulo também destaca o retorno do Brasil à posição de destaque na ITF e parabeniza a atuação dos representantes da FENTAC que participam da articulação do evento e considera responsáveis pelo sucesso das ações.
Adicionar Comentários