Na última sexta-feira, 20 de maio, ocorreu no Chile mais um encontro internacional onde representantes do SINDIGRU e FENTAC estiveram presentes. A agenda que vem ocorrendo em diversos países tem o intuito de fortalecer o setor sindical da aviação na América Latina e Caribe.
Em parceria com a ITF – Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, o evento contou com a participação de representantes de diversos países da América Latina e Caribe.
O encontro, que desta vez teve como anfitrião o Chile, debateu ações de fortalecimento dos sindicatos do setor e teve como direção do debate as perspectivas sobre o trabalho na aviação civil, além dos avanços e obstáculos dos processos sindicais na aviação.
Outro destaque dentre as discussões, foram as recentes eleições que ocorreram no Chile que alternaram seu presidente e as eleições brasileiras que estão por vir, pois podem ser determinantes para as ações de articulação sindical, em diversos níveis.
Para Rodrigo Maciel, coordenador de projetos na América Latina da ITF e representante do SINDIGRU e FENTAC, “o encontro é necessário ampliar nossa combatividade, compartilhar experiências de sucesso e articular politicamente são estratégias fundamentais para transpor as barreiras do direito do trabalho, item essencial para o fortalecimento de nossa luta e, principalmente, de resistência ao forte avanço liberal que desconhece limites geográficos para seu desmonte trabalhista”.
Destaque para o apoio da FES, Friedrich Ebert Stifung, importante instituição parceira no desenvolvimento de nosso evento no Chile e que ajuda a fortalecer a luta sindical e trabalhista em caráter continental através do financiamento de pesquisas e estudos sobre o setor.
Adicionar Comentários