Há anos o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos trava uma batalha com a empresa Passaredo, face às inúmeras irregularidades nas relações de trabalho com seus funcionários.
Inúmeras denúncias reiteravam situações como atraso de pagamento de salários, vale-alimentação e vale-refeição, falta de acesso ao Plano de Saúde, atraso no pagamento do 13º salário desde 2018, além, de ausência de recolhimentos de FGTS e INSS.
Tal situação havia sido tema de medidas junto ao Ministério Público do Trabalho de Guarulhos e de Ribeirão Preto, ainda em 2019.
Com a pandemia, a situação tornou-se ainda pior. Não bastassem às práticas irregulares comuns, a empresa reduziu os salários a 20%, sem a utilização do Programa de Benefício Emergencial do Governo Federal.
Ministério Público e Justiça do Trabalho foram acionados novamente e, até o momento, a empresa se omite, sem modificar a atual condição que colocou seus trabalhadores.
Sob argumento que a empresa já firmou acordo coletivo com OUTRO sindicato, a PASSAREDO segue se esquivando. E, além, irregularmente, realiza acordos individuais com os trabalhadores de Guarulhos.
No dia 23/04/21, o processo que corre pela 8ª Vara do Trabalho de Guarulhos, teve audiência. Mais uma vez nenhuma mudança de posicionamento ou proposta foi apresentada pela empresa.
O SINDIGRU segue com o processo, que terá nova data de audiência designada. Esperamos que a justiça seja feita e a empresa seja condenada. Pague os valores em atraso e adeque à situação da redução de jornada e salários na pandemia. E que seja condenada à multa e danos morais coletivos pelo descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, Legislação Trabalhista e demais Leis afrontadas.
Departamento Jurídico SINDIGRU
Leandro Jorge Cavalcante – Diretor
Adriana Ribeiro – Advogada
Adicionar Comentários