Depois da notificação que recebemos ontem, que a Latam iria realizar demissão em massa, o presidente Rodrigo Maciel, junto com a direção do SINDIGRU, montaram um plantão no Aeroporto de Guarulhos para impedir essa ação da companhia aérea.
Foram 24 horas de muita conversa, negociação e pressão sobre a empresa, além da paralisação parcial, realizada pelos Despachantes Operacionais Terrestres – DOTS.
Assembleias com o DOTS
Nossa direção debateu 3 principais temas com a Latam e, durante todo o dia foi realizado assembleias com os trabalhadores DOTS.
Cientes do momento delicado e da possibilidade de uma surpresa desagradável, eles compreenderam todos os esforços que fizemos em conjunto, sindicato e trabalhadores, e, que sem essa movimentação e união, fatalmente teríamos demissões em massa.
A empresa apresentou duas opções para ser votada em assembleia, sendo a segunda proposta aprovada por quase a totalidade dos DOTS, 99% de aprovação, tendo 1 voto de abstenção e nenhum contra. Confira abaixo o acordado:
Acordo TRABALHADORES x LATAM
- Será realizado um pagamento de indenização correspondente ao valor de 6 (seis) vales alimentação, cujo valor total soma R$ 2.504,76 dois mil e quinhentos e quatro reais e setenta e seis centavos;
- A utilização do “Staff Travel” por 24 (vinte e quatro) meses, conforme política interna, a contar da rescisão;
- O aeroviário desligado, nos termos do art. 30 da Lei nº 9.656/98, que optar por permanecer no plano de saúde após a rescisão do contrato de trabalho, receberá, juntamente com as demais verbas rescisórias, o valor bruto antecipado de 6 (seis) mensalidades do plano de saúde, conforme valores definidos pela EMPRESA;
- Prioridade na participação em processos seletivos futuros, por 36 meses contados da rescisão, cuja iniciativa deverá partir do aeroviário.
Segurança nos Voos
Além das garantias de direitos sócio-econômicos e ao emprego, outra preocupação do SINDIGRU é com a segurança nos voos.
Sabemos que os DOTS têm alta capacitação profissional e estão em permanente atualização, principalmente por conta das obrigações operacionais. Com isso, será montada uma comissão permanente para manter a qualidade e a segurança nos voos, como explica Maciel: “Além dos empregos e dos direitos dos trabalhadores, nós temos responsabilidade com o trabalho que realizamos. Não é possível, nem permitido, que a empresa troque, a toque de caixa, trabalhadores, prejudicando protocolos e procedimentos que a cia área tem que realizar.”
“Ficaremos em cima, zelando por nossa responsabilidade e, principalmente, pelas vidas. Tanto dos trabalhadores quanto dos passageiros”, finalizou Rodrigo Maciel.
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