Notícias

Campanha Salarial 2018: Aeroviários de Guarulhos rejeitam proposta econômica das empresas aéreas

Uma nova rodada de negociação com o SNEA acontecerá nesta quinta-feira (29), na capital paulista

Os aeroviários de Guarulhos, da base da FENTAC/CUT,  reprovaram em assembleias realizadas nos turnos nos aeroportos nesta terça-feira (27) a proposta feita pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) –que representa todas as empresas aéreas, inclusive a LATAM, GOL, Avianca e Azul — para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 da aviação regular.

Os trabalhadores em solo consideraram "insuficiente" a proposta patronal de repassar aos salários 3% nos salários e benefícios, índice que está abaixo da previsão da inflação calculada pelo INPC da data-base (1º de dezembro) das categorias, que pode fechar acima de 4%. 

Até o momento, a proposta do SNEA também foi reprovada nas bases dos aeroviários de Porto Alegre e pelos aeronautas. O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) está realizando assembleias itinerantes com os trabalhadores que vão até esta quarta-feira (28).  O Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco também consultará a categoria. A tendência é que os trabalhadores também reprovem essa proposta.

Reivindicações e nova rodada com o SNEA

Os aeroviários e aeronautas reivindicam a reposição integral da inflação do período de 12 meses da data-base, 1º de dezembro (INPC-IBGE), acrescida de 2% a título de ganho real nos salários dos aeroviários, pilotos e comissários. 

A reivindicação dos aeroviários nos pisos, cesta-básica, vale-refeição, seguro entre outros é de 10%. As categorias também lutam pela melhoria nas cláusulas sociais pré-existentes e a necessidade da inclusão de novos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que melhorem as condições de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores. 

Uma nova rodada de negociação com SNEA está prevista para esta quinta-feira (29), na capital paulista. 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?