Com faixas e cartazes, dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) percorreram os check-ins das principais companhias aéreas no GRU Airport na terça-feira (31) para conscientizar os trabalhadores sobre o Lançamento da Campanha Salarial 2017/2018.
Neste ano, as negociações estão sendo realizadas de forma unificada entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTAA).
Dirigentes do Sindigru também prestaram solidariedade à paralisação dos tripulantes e trabalhadores em solo da companhia aérea Aerolineas Argentinas e de sua filial Austral, que entraram em greve por um reajuste salarial que recomponha o poder de compra nos salários.
Negociações com as empresas aéreas
Até agora, foram realizadas três rodadas de negociações entre as Federações de Trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Na última, realizada na terça-feira (31), os sindicalistas reforçaram a importância das empresas avançarem na proposta de reajuste salarial acima da inflação (a reivindicação é de 5%) e nas pautas sociais dos trabalhadores para a renovação das Convenções Coletivos de Trabalho.
A bancada patronal propôs repor a inflação, cujo acumulado de 12 meses da data-base das categorias (1º de dezembro) está em torno de 2,16%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE.
Para os dirigentes, a proposta é “insuficiente” e justificaram que dados recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam um bom desempenho da aviação, citando o aumento forte da demanda de passageiros por quilômetro voado e da oferta.
Outro dado que reforça que as empresas aéreas têm condições em pagar o INPC integral e o ganho real nos salários são as negociações salariais ocorridas no primeiro semestre deste ano. Segundo o órgão, das 300 negociações salariais realizadas 60% conquistaram ganhos acima da inflação.
Além disso, nos últimos seis anos, os aeroviários e aeronautas só tiveram 1% de ganho real acumulado; enquanto o crescimento da demanda nesse período das empresas foi de 30% e da produtividade em mais de 40%.
Próxima rodada
Na última rodada, o SNEA assumiu o compromisso em analisar as pautas de reivindicações das Federações, entregues no dia 22 de setembro, na próxima rodada no dia 10 de novembro.
Reivindicações 2017
Estão em Campanha Salarial nas bases da FENTAC/CUT e FNTTA cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas, que são funcionários das empresas Latam, Gol, Avianca e Azul. As pautas foram entregues às empresas no dia 22 de setembro. Neste ano, os aeronautas e aeroviários reivindicam a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e ganho real (produtividade) que totaliza 5% nos salários, pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais), vale-alimentação, seguro de vida e no vale-refeição e 10% nos pisos salariais.
Principais reivindicações dos Aeroviários
Garantia de creche ao pai aeroviário;
Garantia de emprego ou salário à empregada que sofrer aborto;
Falta abonada para o aeroviário atleta;
Pagamento do Auxílio Maquiagem para as aeroviárias;
Implementação de Campanhas contra assédio moral, sexual, homofobia e discriminação;
Auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho.
Adicionar Comentários