O Sindigru vai realizar nesta segunda-feira (30) a partir das 6h o ato de lançamento da Campanha Salarial dos Aeroviários.
O objetivo do lançamento é valorizar os trabalhadores e também mobilizá-los para participar da Campanha.
Com a hashtag #JuntosFazemosaDireferença, neste ano, a Campanha é unificada entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA), ligada à Força Sindical.
As Federações buscarão sensibilizar as empresas aéreas sobre a importância de valorizar o trabalho dos aeroviários (atendentes de check-in, limpeza dos aviões, mecânico de manutenção de aeronaves, auxiliar de rampa e bagagem, despachante de voo entre outras funções em solo) e dos aeronautas (tripulantes, que são os comissários de voo e comandantes), profissionais responsáveis pela segurança das operações e de voo de milhões de passageiros todos os dias.
“Estamos lutando pela manutenção dos direitos conquistados e por avanços nas pautas econômicas e sociais. O país vive um cenário de incertezas trazidas pela Reforma Trabalhista, diante disso, essa negociação precisa ser justa com os trabalhadores”, explica o aeronauta, Sergio Dias, presidente da FENTAC.
Dias disse também que no último ano ocorreram diversas demissões no setor, mas em contrapartida houve um aumento da produtividade e a recuperação econômica das empresas aéreas. “Isso é fruto do esforço dos aeroviários e aeronautas e deve ser recompensado pelas empresas nessa Campanha Salarial”, destaca.
Reivindicações 2017
Estão em Campanha Salarial nas bases da FENTAC/CUT e FNTTA cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas, que são funcionários das empresas Latam, Gol, Avianca e Azul. As pautas foram entregues às empresas no dia 22 de setembro.
As categorias reivindicam a reposição integral do INPC da data-base (1º de dezembro) e ganho real no salário que totaliza 5%. Os trabalhadores também apresentaram uma pauta social com a inclusão de cláusulas sociais que vão contribuir para a melhoria nas condições de trabalho, saúde e qualidade de vida dos aeroviários e aeronautas.
Adicionar Comentários