Dirigentes do Sindigru, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (FNTTAA) participaram na segunda-feira (9) da primeira rodada de negociação da Campanha Salarial dos Aeronautas e Aeroviários 2017 com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). A reunião aconteceu no Ibirapuera Tower, em São Paulo.
Neste ano, a negociação da Campanha Salarial será em conjunto com a FNTTAA. A pauta de reivindicações das categorias foi entregue há quase 15 dias e o SNEA disse na rodada que ainda está avaliando "cuidadosamente todos os pontos". “Nosso desejo é que as negociações sejam encerradas antes da data-base das categorias, 1º de dezembro”, pontuou o presidente do Sindicato patronal, Ronaldo Bento Trad.
Para o Sindigru e as Federações, o sentimento da primeira rodada é de frustração, pois a bancada patronal não apresentou nenhuma proposta, já que a pauta foi entregue, no dia 22 de setembro, e nem o calendário de negociação.
Calendário
Na reunião ficou definido que as rodadas de negociação deverão acontecer de forma alternada, na FENTAC, na FNTTA e no SNEA. A bancada patronal enviará a proposta de calendário de reuniões para as entidades até a próxima segunda-feira (16). Diante disso, a próxima rodada ainda não tem data definida.
Reivindicações
Neste ano, os aeronautas e aeroviários reivindicam a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e ganho real (produtividade) que totaliza 5% nos salários, pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais), vale-alimentação, seguro de vida e no vale-refeição.
Entre as principais reivindicações sociais dos aeroviários estão: garantia de creche ao pai aeroviário; garantia de emprego ou salário à empregada que sofrer aborto; falta abonada para o aeroviário atleta; pagamento do Auxílio Maquiagem para as aeroviárias; implementação de Campanhas contra assédio moral, sexual, homofobia e discriminação;auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho.
Data-base
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca de 70 mil aeronautas e aeroviários da base da FENTAC.
Adicionar Comentários