Notícias

Basta de Violência: Segurança Pública é um direito de todos!

A luta em defesa de Segurança Pública e por mais ônibus e linhas de acesso para todos aeroviários e funcionários no Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU Airport, não vem de hoje. 
 
Há um ano, o Sindigru, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Auxiliares (Sintaag),  enviou à Secretaria de Segurança Pública do Município, um ofício (abaixo) com graves reclamações de trabalhadores na aviação sobre o aumento da criminalidade e da violência, principalmente, nas principais vias de acesso ao aeroporto: na Avenida Baquirivu, na ponte Aeroporto-bairro, na saída pela Avenida Helio Smith, próximo ao Terminal de Passageiros 1.

Relatos de diversos trabalhadores são assustadores: esses locais nos horários de pico ficam desertos, a iluminação é ruim, fatos que tornam a região perigosa e atrativa para criminosos. 
O Sindigru já havia recebido queixas de assaltos, agressões físicas, espancamentos e até estupros. Na época foi perguntado às autoridades o que precisaria acontecer mais para que as devidas providências fossem tomadas.

Descaso das Autoridades

Mesmo diante dessas denúncias, infelizmente, aconteceu o que já prevíamos devido à omissão por parte dos órgãos competentes que não fizeram nada a respeito das denúncias do Sindigru. 
Recentemente, um assassinato frio, ocorrido na ponte que dá acesso à Sata, tirou a vida de Evelin Pereira, funcionária na empresa  auxiliar Dnata, no Aeroporto (verso).
Fica a pergunta: “O que mais irá acontecer se as autoridades continuarem omissas e não cumprirem de fato o seu papel que é nos proteger?”.

Exigimos solução imediata

Preocupados com a grave situação da falta de segurança pública  nos arredores do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e do descaso das autoridades locais, dirigentes do Sindigru, do Sintaag e do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) realizaram, na última quarta-feira (7), uma reunião extraordinária que contou com a presença do deputado estadual (PT/GRU), Alencar Santana.

No encontro, foi definido um documento de reivindicações (abaixo). O parlamentar Alencar será o porta-voz desse pleito que cobrará da Prefeitura e do Comando da Polícia Militar de Guarulhos uma solução imediata para o problema da falta de segurança no Aeroporto, considerado o maior da América Latina no tráfego de passageiros e cargas. Por isso, é importante que seja dada prioridade máxima, em razão que todos os dias os trabalhadores têm colocado suas vidas em risco quando vão trabalhar.

Uma reunião já está agendada para o dia 19 de junho com o Batalhão da PM para discutir a necessidade emergencial de patrulhamento e policiamento na localidade. 
O movimento conta com o apoio do Núcleo Sindical Cidadão (NSC), que reúne o Sindigru e todos os sindicatos cutistas do Município.   

 

Confira:

– Aumentar o Reforço Policial nos horários de pico e nas trocas de horários de turnos: 6h, 12h, 18h e 00h;

– Ampliação das linhas de ônibus. Hoje o trabalhador fica horas no ponto esperando; bem como ônibus maiores, pois os atuais micro-ônibus são pequenos e desconfortáveis;

– Estabelecer uma base policial entre os principais acessos ao Aeroporto (ponte Sata e Baquirivu).

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?