Notícias

Campanha Salarial: Aeroviários de Guarulhos aprovam INPC integral e manutenção das cláusulas sociais na Convenção Coletiva de Trabalho

Nos próximos dias será assinada a CCT com as empresas aéreas. Reajustes serão pagos neste mês e beneficiarão 9 mil trabalhadores em Guarulhos

Os aeroviários de Guarulhos aprovaram em assembleias realizadas nos turnos no Aeroporto Internacional, no dia 1º de dezembro, a proposta econômica negociada com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) que garante a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, nos salários, pisos e nos benefícios econômicos e a manutenção na íntegra de todas as cláusulas sociais conquistadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Para os aeroviários que recebem acima do teto salarial de R$ 10 mil será incorporado um valor fixo, baseado no índice do INPC da data-base, que segundo o Banco Central deve ser publicado no dia 9 de dezembro.

As negociações da Campanha Salarial foram conduzidas pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) que também representa os aeronautas. No total foram seis negociações com as empresas aéreas e a última, que resultou neste acordo, foi a mais tensa e durou cinco horas.

A todo momento,  as aéreas queriam retroceder nos direitos apresentando propostas de reajuste abaixo da inflação, retirada e piora nas cláusulas sociais já conquistadas na CCT. O Sindigru e os demais sindicatos rechaçaram qualquer proposta de rebaixamento de direitos e após muito diálogo e pressão, as empresas recuaram.

Bom resultado
Para o presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel, a mobilização dos aeroviários e aeronautas foi fundamental para alcançar esse bom resultado. “O ano de 2016 foi difícil para o emprego, com alta de fechamento dos postos de trabalho e a greve não seria a melhor solução. Os aeroviários estão de parabéns porque compreenderam a conjuntura difícil tanto política quanto econômica que o país atravessa. Categorias importantes realizaram paralisações extensas e só conquistaram a inflação. A preservação de nossos direitos, que são conquistas históricas, para nós foi muito positivo”, disse.

Pagamento no mês da data-base 
O pagamento dos reajustes acontecerá no mês da data-base, agora em dezembro, outro avanço. A Campanha de 2015 terminou em fevereiro deste ano e isso só ocorreu depois da paralisação nacional nos aeroportos e ainda teve mediação do Tribunal Superior do Trabalho. 

Assinatura
O Sindigru e os sindicatos filiados à FENTAC vão assinar a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 nos próximos dias com o SNEA. Na base de GRU, 9 mil aeroviários e aeroviárias serão beneficiados.
 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?