Notícias

Sindigru diz não à precarização da mão de obra de mecânicos

Confira o editorial de agosto do Jornal Conexão Cumbica

Os jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que iniciaram em agosto darão uma ampla visibilidade ao Brasil. Circularão 11 mil atletas, membros de delegações e turistas de 206 países. Esse público soma mais de 1 milhão de passageiros que devem circular pelos 39 aeroportos envolvidos na operação, destacando o Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal porta de entrada. 

Um tema que nos preocupa muito é a segurança de voo, capa do nosso Conexão Cumbica. 
Há uma tentativa da indústria do setor aéreo em  precarizar a profissão de mecânico e isso coloca em risco a segurança de voo, é gravíssimo!

Recentemente, companheiros mecânicos de manutenção de aeronaves da LATAM da América do Sul enviaram uma carta de alerta ao presidente da companhia, o chileno Enrique Cueto.

Eles denunciam a intenção da empresa em substituir mecânico habilitado, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma — posto criado somente para baixar custos de manutenção. 

Essa precarização da mão de obra pode acarretar consequências desastrosas e colocar em risco a vida e a integridade das pessoas que voam nos aviões da companhia. O mais grave é que essa é a segunda vez que eles alertam a empresa que, por sua vez, não tomou nenhuma providência.

Enfrentamento

Há relatos que estão sendo implantados planos de demissões por algumas empresas aéreas que já atingiram os Aeroportos de Congonhas, Galeão e Brasília. Supervisores e líderes de manutenção com mais de 25 anos de experiência e dedicação são descartados sem piedade.  

Temos participado das ações da rede LATAM, com a participação do companheiro Orisson Melo, mecânico com 33 anos de experiência, e vamos nos mobilizar contra a ganância das empresas, que, em nome do lucro, precarizam as relações de trabalho. 

O Sindigru vai agir contundentemente contra as empresas que não respeitarem a segurança de voo e seus trabalhadores. É importante que todos os mecânicos fiquem atentos às convocações do Sindicato. Juntos, somos fortes!

 

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?