Com o slogan “Aviação transporta o Brasil: Crise aqui não!” os aeronautas e aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) iniciaram em todo o País a Campanha Salarial 2015/2016. (arte da Campanha: Mídia Consulte)
“O mote da nossa Campanha mostra o bom crescimento na demanda, o maior aproveitamento das aeronaves e que os trabalhadores passaram a produzir mais e com menos profissionais. Não aceitaremos a desculpa da ‘crise’ como argumento das empresas para não avançarem no aumento salarial, bem como nas melhorias e ampliação nos direitos sociais que os aeronautas e aeroviários merecem”, frisa o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sergio Dias.
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em campanha cerca de 70 mil trabalhadores em todo o Brasil.
Reajuste Salarial de 15%
Em assembleias, aeronautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Porto Alegre e os aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários definiram as reivindicações que destacam: reajuste de 15% nos salários (reposição da inflação, mais aumento real e produtividade das empresas) e de 20% nos pisos salariais e nas cláusulas econômicas (vales-alimentação e refeição e diária para os aeroviários e para os aeronautas correções nas diárias nacionais e internacionais, vale-alimentação e seguro de vida), melhoria nas condições de trabalho, valorização e ampliação nos direitos sociais.
Aviação vive boa fase
Dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a aviação civil brasileira passa longe da crise econômica. No acumulado de 2015, 4,2 milhões de pessoas utilizaram as empresas do Brasil para viajar pelo mundo. Entre janeiro e julho de 2014, foram 3,6 milhões de pessoas.
A demanda (que considera o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro) no mercado internacional cresceu pelo 17º mês consecutivo. A alta foi de 21,9%, na comparação com julho de 2014. Já a oferta (que contabiliza assentos oferecidos por quilômetro) teve o 12º mês seguido de elevação, com 25,2%.
Já a demanda no mercado doméstico atingiu, em julho, 22 meses seguidos de crescimento. Com alta de 8,6%, alcançou o maior nível para o mês, desde o início da série. Foram transportados nove milhões de passageiros. No acumulado do ano, 56,5 milhões de pessoas viajaram de avião pelo Brasil, dois milhões a mais que no mesmo período de 2014.
Viviane Barbosa, Assessora de Imprensa e Comunicação do Sindigru
Adicionar Comentários