Os aeroviários aprovaram em assembleia, realizada no dia 16, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) as pautas de reivindicações da Campanha Salarial da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) 2015/2016. Estão em campanha na base do Sindigru/CUT cerca de seis mil trabalhadores.
As principais reivindicações aprovadas pelos trabalhadores neste ano são: reajuste de 15% nos salários (reposição da inflação, mais aumento real e produtividade das empresas) e de 20% nos pisos salariais e nas cláusulas econômicas (vales-alimentação e refeição e diária para os aeroviários ), melhoria nas condições de trabalho, valorização e ampliação nos direitos sociais.
Segundo o presidente do sindicato, Orisson Melo, dados reforçam que a aviação não foi atingida pela crise e continua crescendo, produzindo muito mais com menos trabalhadores. “As companhias aéreas estão a todo vapor e nós vamos lutar pelo o que é nosso por direito”, salienta.
Entrega de Pautas, Lançamento e Arte da Campanha
A FENTAC, o Sindigru e os sindicatos regionais de Campinas, Porto Alegre, Recife e os Sindicatos Nacional dos Aeronautas e Aeroviários entregarão na próxima semana as pautas de reivindicação para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) que representa as companhias TAM, Azul e Avianca e também farão grande Ato de lançamento.
As entidades também divulgarão na segunda-feira a arte e o slogan oficial da Campanha Salarial 2015/2016 da FENTAC/CUT.
Viviane Barbosa, da Redação Sindigru/CUT, com a colaboração de Bruna Martucchi
Adicionar Comentários