Notícias

Congresso debaterá projetos para mudar São Paulo

Atividade aconece em agosto, em Águas de Lindóia (SP)

Por um Projeto Popular para Mudar São Paulo é o tema do 14º Congresso Estadual da CUT São Paulo – CECUT, que se realizará de 25 a 28 de agosto, em Águas de Lindóia, a 150 km da capital paulista. Na ocasião, será eleita a nova direção estadual e definido o plano de lutas e estratégias para o período 2015-2019.

O 14º CECUT terá como princípio político e metodológico a construção do debate a partir das bases, com assembleias para discutir, elaborar e deliberar as propostas sobre temas de interesse dos trabalhadores (as), do ramo, da categoria ou da região ligada à base de representação do sindicato.

Entre os temas sugeridos pela CUT estão reforma política, democratização da mídia, unidade com os movimentos sociais, organização no local de trabalho e negociação coletiva.

Defesa intransigente da classe trabalhadora
Um futuro de ações sindicais mais incisivas, que marque a posição da CUT/SP na luta de classes acirrando o enfrentamento capital-trabalho – essa é a expectativa de Sebastião Cardozo, Secretário Geral, para o próximo período.  

Para o dirigente, independente de governos de coalizão ou oposição, é necessário refletir sobre a essência da luta de classes, pautá-la e defendê-la como é o papel das centrais sindicais, fazendo a crítica, a organização e o embate para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

Cardozo diz que um exemplo emblemático é o do Projeto de Lei (PL) 4330, agora PLC 30 no Senado, que libera as terceirizações em qualquer atividade. Várias centrais estavam unidas contra a precarização do trabalho que a medida provocará, mas houve mudança de lado quando o PL estava prestes a ser votado pelo Congresso Nacional.

Informações da CUT/SP

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?