A direção da FENTAC/CUT divulgou na tarde de terça-feira (23), nota informando aos passageiros e à sociedade que não fará atos novos nos aeroportos no Natal e Ano-novo no País. A seguir leia a íntegra da nota:
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) informa que nesta época de Natal e Ano-novo não acontecerão novos protestos nos aeroportos do País.
Essa decisão já havia sido tomada em Seminário de Planejamento da Campanha Salarial da entidade, ocorrido nos dias 10 e 11 de setembro deste ano, que reuniu dirigentes dos sindicatos filiados à Federação de Campinas, Guarulhos, Recife, Porto Alegre, do Sindicato Nacional dos Aeronautas e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, que possui base em 22 estados do País.
A FENTAC, que representa cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas em Campanha Salarial, reitera que os atos realizados nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro, e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, no dia 22, em Brasília, são resultado da indignação dos trabalhadores com a intransigência das empresas aéreas.
A Federação protocolou as pautas de reivindicações da Campanha Salarial para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), em 30 de setembro de 2014, e as negociações só iniciaram em 18 de novembro, e mesmo assim, não houve avanço no pleito dos trabalhadores.
As companhias aéreas continuam mantendo a posição de repassar aos salários – que estão defasados há mais de três anos– apenas a reposição da inflação da data-base das categorias, 1º de dezembro, ou seja, 6,33%. Os trabalhadores também sofrem com as precárias condições de trabalho no seu dia a dia.
A FENTAC ressalta que se, na próxima rodada de negociação, agendada para 7 de janeiro de 2015 com o SNEA, não houver avanço nas pautas dos trabalhadores, os sindicatos filiados dos aeronautas e aeroviários organizarão movimentos fortes nos aeroportos.
Mais uma vez, a Federação reforça que as ações realizadas não tiveram a intenção de prejudicar o passageiro, ao contrário, os trabalhadores na aviação civil desempenham funções estratégicas nos aeroportos e são responsáveis pelo bem-estar e segurança nos voos.
Direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT)
Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2014
Adicionar Comentários