Os sindicatos dos aeronautas e aeroviários filados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) definiram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial unificada 2014/2015 durante assembleias realizadas esta semana nos Aeroportos.
Aeroviários
Entre as principais reivindicações da categoria está: reajuste de 11% em todas as clausulas econômicas; R$ 20 mil de seguro de vida e R$ 1 mil reais de multa por descumprimento; criação de piso de agente de check-in; pagamento ou fornecimento de cosméticos para as aeroviárias quando exigido pela empresa; jornada de trabalho de 36 horas semanais, exceto para os aeroviários que fazem funções administrativas e auxílio creche .
Aeronautas
Assim como os aeroviários, a categoria luta por reajuste de 11% em todas as clausulas econômicas. Outros itens serão divulgados após uma análise jurídica do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT).
Entrega da pauta
Na próxima terça-feira (30), as pautas de reivindicações dos aeronautas e aeroviários serão entregues para a bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviários (SNEA).
Em Campanha
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores em aviação civil: aeroviários (que trabalham no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção e operador de equipamento), aeronautas (pilotos, co-pilotos, mecânicos e engenheiros de voo e comissários de voo) e do setor de táxi aéreo.
As categorias são representadas pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT) e pelos Sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Porto Alegre, Campinas, Recife e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT).
Com informações da FENTAC
Adicionar Comentários