A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) iniciou nesta quinta-feira (11) o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial. Cerca de 30 dirigentes dos Sindicatos dos Aeronautas e Aeroviários filiados participam da atividade. O evento está sendo realizado no Hotel Slavieiro Campo Belo, próximo ao aeroporto de Congonhas (SP), e termina nesta sexta-feira (12).
Neste primeiro dia, técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizaram uma oficina, que levantou as expectativas da categoria em relação à Campanha Salarial 20014/2015.
Também participaram da atividade, dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA/CUT), cuja data-base é 1º de maio, para trocar experiências.
Unificação
Durante o Seminário, os participantes falaram sobre a importância da unificação das categorias para que a pauta de revindicações avance. “ Com disciplina, foco e união realizaremos uma Campanha Salarial com mais avanços para os trabalhadores. O que for discutido e de comum acordo de todos, nós iremos executar”, disse o presidente da FENTAC, Sérgio Dias, ao Portal da FENTAC.
Agora à tarde, os sindicalistas apresentarão os pontos debatidos nos trabalhos em grupo realizados na parte da manhã. A finalidade é definir os eixos e estratégias da Campanha 2014/2015, o calendário de assembleias nas bases e a entrega das pautas de reivindicações.
Em Campanha
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca 80 mil trabalhadores em aviação civil: aeroviários (que trabalham no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção e operador de equipamento), aeronautas (pilotos, co-pilotos, mecânicos e engenheiros de voo e comissários de voo) e do setor de táxi aéreo.
As categorias são representadas pelo sindicato nacional dos aeronautas e pelos sindicatos dos aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT).
Vanessa Barbosa, da Redação da FENTAC – última atualização 16h40
Adicionar Comentários