Por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, o que mais chamou a atenção na maioria dos sites nacionais de notícias foram imagens de mulheres sensuais, pousando com as cores da bandeira do Brasil, quase sempre nuas ou seminuas, reforçando assim a ideia da mulher brasileira “tipicamente” sensualizada e sempre apta para o sexo.
Para enfrentar essa problemática, a Rede Guarulhense de Não Violência contra a Mulher, órgão que envolve entidades do Poder Público e da sociedade, lançou a Campanha Exploração Sexual não é Turismo. É crime!. A ação tem como objetivo alertar a sociedade para essa problemática tão presente na nossa cidade, que dispõe de um Aeroporto Internacional e é intercortada por algumas das rodovias mais importantes do Brasil.
Números
Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, revelam que entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente na última década. Segundo o Mapa da Violência 2012 divulgado pelo Instituto Sangari, o número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%. Não à toa, cada vez mais setores da sociedade repudiam esse massacre midiático da imagem erotizada da mulher na mídia, uma imagem que desqualifica e desconsidera explicitamente a verdadeira cara da mulher brasileira, que é plural e diversa.
Redação Sindigru com informações da Prefeitura de Guarulhos
Adicionar Comentários