Os cidadãos de todo o mundo dedicarão voluntariamente 67 minutos do seu tempo nesta sexta-feira (18) ao Dia de Nelson Mandela. Cada minuto será dedicado a um ano de serviço público do líder sul-africano, que dedicou grande parte da sua vida para contribuir para a democracia, justiça e reconciliação.
Designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional Nelson Mandela, voluntários em todas as partes do mundo celebram essa data desde 2010 fazendo pequenos gestos a favor da humanidade. Com o slogan “Mobilize-se, inspire mudanças”, este ano será a primeira comemoração depois do falecimento de Mandela, em dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.
Em Nova York este ano, o secretário-geral, junto com os seus funcionários, diplomatas, um dos netos de Mandela, Kweku, e a organização ‘MillionTreesNYC’, se unirão aos voluntários que doarão o seu tempo para limpar as ervas daninhas, colocar adubo e regar os canteiros para cuidar das árvores recentemente plantadas nas ruas de Midtown Manhattan e East Harlem.
Na sua mensagem desse ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que o apartheid chegou ao seu fim graças às ações de Nelson Madela, incontáveis indivíduos e as Nações Unidas. No entanto, frisou que o planeta e seus cidadãos ainda enfrentam ameças terríveis, como a pobreza, a discriminação, as alterações climáticas e os conflitos, entre outros. “O Dia de Nelson Mandela é uma chamada à ação. Cada um de nós pode comemorar este dia, ajudando a resolver os problemas reais em nossas comunidades. Juntos, podemos dar um grande significado para essa celebração, abrindo caminho para um futuro melhor”, disse Ban.
Com informações da ONU
Adicionar Comentários