A Petrobras vai explorar o volume de petróleo excedente em quatro áreas do pré-sal. A decisão de contratar a empresa de forma direta aconteceu na tarde da terça-feira (24), durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o aumento na produção transformará a Petrobras em uma das maiores empresas com reserva de petróleo do mundo.
Com isso, haverá cerca de R$ 600 bilhões a mais para investimentos em saúde e educação. A declaração foi dada durante a convenção nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), em Brasília, que confirmou o apoio do partido à reeleição da candidata do PT.
As novas áreas estão localizadas em Búzios, Florim, Entorno de Iara e Nordeste de Tupi. Baseado na lei de partilha do petróleo, que permite a União contratar diretamente a Petrobras para explorar áreas do pré-sal, foi concedido o direito de exploração de uma área um pouco maior que o campo de Libra.
Enquanto a primeira produz de oito a 12 bilhões de barris equivalentes de petróleo, óleo ou gás, essa nova área tem a capacidade de produzir de 10 a 14 bilhões de barris. “O que transformará essa empresa em uma das maiores empresas com reservas de petróleo do mundo”, disse a presidenta.
Com o regime de partilha adotado, a União deve ficar com 76,2% de participação na exploração do óleo, maior dos que os 75% contratados no leilão de Libra.
Fonte: Agência PT
Adicionar Comentários