Notícias

Trabalhadores na LAN Peru entram em greve por melhores condições de trabalho

A categoria também reivindica reajuste no salário, que está defasado há 10 anos

Técnicos de Manutenção na LANPeru (companhia aérea que faz parte do Grupo Latam, criada a partir da fusão da LAN e TAM), farão paralisação nos dias 26 e 27  desta semana, no Aeroporto em Lima.  A informação é do Sindicato dos Técnicos Aeronáuticos LAN Peru (Sitalanpe), que representa 70% da categoria.

A greve afetará mais de 200 voos diários, atingindo os do país e região, inclusive os com destino ao Brasil – que está sediando os jogos  Copa do Mundo da FIFA 2014.

Segundo o Sindicato, os motivos da paralisação são a intransigência da companhia que se recusa negociar reajuste salarial e tem adotado práticas antissindicais, como demissões arbitrárias, para intimidar o movimento dos trabalhadores. “A LAN completa 15 anos de operações no Peru e há 10 anos não reajusta o salário dos técnicos das aeronaves. Eles chegam a receber a metade do salário pago nos países onde a empresa opera, desempenhando as mesmas funções. Além de absurdo, isso é discriminação”, denuncia o Sindicato em nota oficial.

A entidade sindical ressalta que os mecânicos peruanos são responsáveis pela segurança do voo, orientam a autorização para que as aeronaves possam decolar. “Nosso trabalho é assegurar viagens eficientes e seguras, por isso, os trabalhadores merecem um salário justo e condições decentes de trabalho”, frisa o Sindicato.

No total, a LAN Peru tem 200 mecânicos que são responsáveis pela aprovação da certificação de todas as aeronaves.

Sem acordo e apoio da FENTAC/CUT

O Sitalanpe informa que já foram realizadas mais de 20 reuniões com a LAN Peru, que se mantém intransigente com as reivindicações da categoria. A entidade também informou à empresa e aos órgãos competentes da aviação naquele país as razões da paralisação. 

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (FENTAC/CUT) e as entidades filiadas apoiam o movimento grevista dos companheiros peruanos.

A FENTAC representa cerca de 110 mil trabalhadores brasileiros na aviação civil: aeronautas, aeroportuários e aeroviários. Aproximadamente 55 mil são aeroviários e trabalham nos aeroportos de todo o País.

Informações à imprensa

A coordenadora internacional da Rede LATAM, integrante da  Internacional Transport Workers’ Federation (ITF), Dina Feller, é a porta voz do movimento dos trabalhadores peruanos. O telefone dela é +54 911 63030725

Com informações da FENTAC/CUT 

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?