A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) e as Comissões dos Estados foram convocadas para uma reunião, na próxima terça-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Na ocasião, se reunirão com o Ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para cobrar a aprovação do governo de um Projeto de Lei, em regime de urgência, que prevê o pagamento da indenização aos aposentados, pensionistas e profissionais ativos do Aerus (Fundo de Pensão dos trabalhadores das extintas companhias aéreas Varig e Transbrasil).
De acordo com a porta-voz do grupo e assessora da FENTAC/CUT, Graziella Baggio, a expectativa é que o Projeto de Lei seja aprovado antes do recesso da Copa do Mundo, que começa a partir do dia 10 de junho. “Esperamos um posicionamento do Ministro para saber porque o projeto ainda não foi encaminho para a Câmara”, conta.
Graziella disse que o movimento dos trabalhadores continuará mobilizado em defesa dos seus direitos.
Entenda o caso
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União indenize a empresa aérea Varig em decorrência de perdas financeiras, ocorridas entre 1985 e 1992, decorrentes de congelamentos de preços ocorridos durante o Plano Cruzado.
Parte do dinheiro será usada para quitar dívidas trabalhistas e pendências com aposentados e pensionistas do fundo Aerus.
Desde que houve a intervenção no Fundo Aerus, em 2006, já morreram mais de 960 participantes que reivindicavam os direitos relativos aos seus benefícios junto ao Aerus. A FENTAC/CUT e os sindicatos filiados tem acompanhado todo o andamento do caso e realizado manifestações em defesa dos trabalhadores. “Não devemos perder as esperanças. Assim que tivermos um posicionamento oficial, vamos comunicar a todos.”, afirmou Graziella.
Vanessa Barboza, da Redação do SINDIGRU/CUT
Adicionar Comentários