Notícias

Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas completa um ano no Brasil

A ação dobrou o número total de denúncias no crime

A Campanha Coração Azul lançada em maio do ano passado, completa um ano com um aumento expressivo de denuncias. Em 2013, o Disque 100 e o Ligue 180, serviços do Governo Federal voltados para a recepção de denúncias na área dos Direitos Humanos amplamente divulgados na Campanha do Coração Azul, registraram 558 casos de Tráfico de Pessoas. A Campanha dobrou o número total de denúncias no crime do Tráfico de Pessoas recebidas pelo Disque 100, que passou de 105 em 2012 para 218 em 2013. No Ligue 180, o número de denúncias de tráfico de mulheres cresceu mais de 1.500 % no primeiro semestre de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012 – quando foram realizados apenas 17 registros.

“O resultado efetivo está demonstrado no aumento do número de denúncias. Quando as pessoas percebem a presença do Estado, passam a acreditar mais nas Instituições. Estamos no caminho certo”, afirmou Paulo Abrão, secretário nacional de Justiça.

Tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas é o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou ao uso da força ou outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.

“É enorme o desafio para combater este crime, especialmente quando consideramos a dificuldade que existe em conseguir dados e informações sobre este tipo de crime, que é praticamente invisível, desconhecido por muitas pessoas e que muitas vezes passa despercebido, principalmente pela dificuldade das vítimas em fazer denúncias. Por isso, a Campanha Coração Azul tem uma importância fundamental para promover uma maior eficácia no enfrentamento ao tráfico de pessoas, garantir que este crime ganhe prioridade nas agendas e nunca mais passe despercebido”, afirma Rafael Franzini, representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil e Cone Sul.

O tráfico de pessoas ocorre em todo o mundo, com milhões de vítimas sendo exploradas por criminosos. No entanto, os índices de condenação por esse crime permanecem baixos. O Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas de 2012 revelou que, entre 2007 e 2010, dos 132 países analisados, 16% não registraram uma única condenação e 23% registraram entre uma e 10 condenações por crimes de tráfico.

Fonte: ONU 

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?