A paralisação de quase 24 horas dos companheiros na Swissport, empresa auxiliar responsável pelo carregamento, descarregamento e limpeza de aeronaves, no Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU Airport, foi um exemplo de luta pelos direitos.
O movimento, organizado pelo Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT), contou com a adesão de 1.200 trabalhadores de todos os turnos da empresa, que paralisaram as atividades desde a noite de terça, 7 de maio, contra a ameaça de alteração na jornada de trabalho para 8 horas.
Vitória
Após uma longa negociação com os dirigentes do Sindicato e a Comissão eleita pelos Trabalhadores, a Swissport voltou atrás da decisão e cumprirá o que determina a Lei 1232 de 1962, que regulamenta a profissão de aeroviário: a carga horária na pista é de 6 horas.
"Todos os trabalhadores estão de parabéns. Foram firmes e resistentes e não recuaram do movimento. A empresa cedeu na sua insana pretensão de aplicar a jornada de 8 horas, que é ilegal.
Os companheiros (as) na Swissport mostraram que a união, a solidariedade e a organização trazem vitórias!", afirma Orisson Melo, presidente do Sindicato.
Mais vitórias
Os aeroviários na PROAIR/SEA e na ISS, empresas auxiliares responsáveis pelo transporte de bagagens e cargas, também fizeram manifestações vitoriosas no Aeroporto contra a jornada de 8h.
A luta de todos derrubou a medida arbitrária das empresas que queriam mudar a jornada de trabalho.
Em reunião com o Sindigru e a Comissão de trabalhadores, a PROAIR se comprometeu a pagar novamente os domingos e feriados, suspender demissões arbitrárias, realizar reuniões para discutir o grave problema do assédio moral e também não vai descontar a cesta básica. Outro ponto que será debatido com a empresa é o pagamento da periculosidade para os Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs) e para o pessoal da Limpeza.
Um belo exemplo para todos
Dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) enviaram e-mails para o Sindigru parabenizando a greve dos trabalhadores na Swissport e as manifestações organizadas nas demais empresas auxiliares. Nas mensagens, os dirigentes disseram que o movimento é uma demonstração que somente com luta se muda a vida. "A categoria deu um belo exemplo. Parabéns ao Sindigru por estar junto aos trabalhadores”.
Conquistas da greve:
• Manutenção da jornada de 6 horas e do pagamento dos domingos e feriados;
• Representação sindical (a empresa se compromete a ficar isenta quanto à representação, ficando a critério dos trabalhadores decidirem);
• Contribuição sindical para o Sinteata (todo trabalhador que se opor deverá entregar a carta direto no RH da empresa, não sendo necessário ir à sede dos piratas);
• Atestado médico direto no RH sem passar pelo médico da empresa;
• Não haverá nenhuma retaliação aos grevistas e nem desconto referente ao período de greve.
Adicionar Comentários