Notícias

Salário médio das mulheres tem aumento real de 2,72%

É o que aponta o Ministério do Trabalho e Emprego

O salário médio de admissão de mulheres no mercado do trabalho teve um aumento real de 2,72% no primeiro trimestre de 2014, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no dia 17 de abril pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O índice foi ligeiramente superior ao dos homens que teve um aumento de 2,51%, e do índice geral no período, cujo crescimento foi de 2,49%.

Segundo a avaliação dos técnicos do MTE, a relação dos salários médios reais de admissão por sexo mostra que, em razão desta diferença de aumentos reais entre mulheres e homens, no primeiro trimestre de 2014, houve pequeno aumento na participação dos salários das mulheres versus os dos homens.

Grau de instrução

Os dados revelam que os maiores diferenciais de aumentos dos salários médios reais de admissão das mulheres, em relação aos homens, ocorreram nos extremos dos níveis de escolaridade, ou seja, por um lado entre os analfabetos e, de outro, os de nível superior incompleto e completo. Em quatro dos nove níveis de escolaridade as mulheres tiveram aumento superior ao dos homens (ver quadro).

Salário médio de admissão

No período de 2003 a 2014, com o crescimento de 2,49 % no primeiro trimestre de 2014, os salários médios de admissão deram continuidade a trajetória de crescimento em nível nacional, ao passarem de R$ 802,51 em 2003 para R$ 1.166,84 em 2013, correspondendo a um aumento real de 45,40%.

Redação Sindigru com Secretária de Políticas para Mulheres 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?