Notícias

Guarulhos recebe mais 21 profissionais do Programa Mais Médicos

Originários de Cuba, eles foram recepcionados pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário de Saúde, Carlos Derman

Mais um grupo de 21 médicos chegou a Guarulhos nesta terça-feira (22), totalizando até o momento 52 profissionais enviados à cidade pelo Programa Federal Mais Médicos. Originários de Cuba, eles foram recepcionados pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário de Saúde, Carlos Derman, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação (Macedo), que também contou com a presença do titular da pasta, Moacir de Souza.

Com a vinda dos 52 novos profissionais, a cidade teve desde outubro passado um incremento de 40% no número de médicos de família, explicou o secretário de Saúde. “Além de completar o quadro em unidades com déficit de clínicos, a vinda desse novo grupo permitirá a criação de mais equipes em bairros que ainda não são atendidos com a Estratégia Saúde da Família”, anunciou Derman.

O secretário destacou também que isso irá resultar em novos desafios para a rede, com mais pedidos de exames expedidos por eles, medicamentos e encaminhamentos para especialidades. “Além da questão quantitativa, temos percebido a qualidade humana e técnica do atendimento que eles prestam à população, com exame completo do paciente. Essa nova postura certamente vai mudar a história da Saúde em Guarulhos”, ressaltou.

A partir desta quarta-feira (23), os recém-chegados passarão por entrevistas pessoais com os gestores da Secretaria de Saúde, nas quais serão analisados os perfis de cada um para a definição de quais unidades irão atuar. A previsão é que eles comecem a atender a população no próximo mês, uma vez que, antes disso, também deverão passar porcapacitação sobre o funcionamento, os protocolos da Rede Municipal de Saúde e sobre o SUS.

O secretário de Educação elogiou os investimentos de Cuba em Saúde e Educação. “Gratidão é a palavra que define o fato de vocês cederem todo seu conhecimento para ajudar o Brasil, um país de dimensões continentais”, falou. Ao fazer uma saudação ao público, os cubanos disseram estar felizes com a vinda ao Brasil. “Vamos fazer o possível para que o povo tenha orgulho do nosso trabalho”, disse a médica Ana Gloria Martin Vera.

O prefeito deu as boas-vindas aos recém-chegados e falou dos avanços conquistados pelo País nos últimos anos. “O Brasil está crescendo. Hoje estamos construindo um outro país, uma nação de oportunidades que está se preparando para viver um outro momento de sua história”, disse o prefeito, destacando que 700 municípios do Brasil não tinham sequer um médico antes do lançamento deste programa federal. “Estamos cada vez mais apostando em ações para evitar a doença, que inclusive é mais barato que oferecer somente tratamento”, concluiu.

Os profissionais

Os médicos que chegaram nesta terça-feira são:Ana Glória Martin Vera, Elisa Maria Rivero Barata, Georgina Alvarez Nuñez, Hilda Marisel Mosquera Suarez, Ida Helena Suarez Morales, Ines Maria Martinez Gutierrez, Jacqueline Infante Pino, Jenny Pupo Rizo, Karina Caridad Castillo Rodriguez, Maria Josefa Liriano Garcia, Marianela Leyva Pino, Mariela Rafaela Rosabal Matos, Marisabel Perez Barrios, Oscar Corrales Diaz, Synthya Rancel Fernandez, Victor Gonzalez Garcia, Yanin Castillo Dominguez, Yelma Guevara Arias, Yudith Carmen Rodriguez Rodriguez, Yulaybis Estables Bernal e Yuliet Macias Perez.

Juntos, os 31 estrangeiros que estão trabalhando na cidade já atenderam cerca de 15 mil pessoas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Cummins, Mário Macca, Jardim Cumbica I e II, Soimco, Jacy, Ponte Alta, Santos Dumont, Jovaia, Bambi, Haroldo Veloso, Acácio, Primavera, Cidade Seródio, Marinópolis, Santa Lídiae Recreio São Jorge.

Redação Sindigru com Prefeitura de Guarulhos 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?