Uma boa notícia para os trabalhadores e trabalhadoras. O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 15, a concessão aberto e digital para a TVT. Com a decisão, a programação da emissora poderá ser vista no canal 44 UHF, em HD, com geração a partir da Avenida Paulista. A atual geração da emissora, a partir de Mogi das Cruzes, será sintonizada pelo mesmo canal. Em breve, a emissora dos trabalhadores alcançará 20 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
Para ser posta em prática a empreitada, falta a instalação dos equipamentos que já estão sendo adquiridos e aprovação final da Anatel. Para o diretor da emissora, Valter Sanches, a medida é um marco na história da TVT, primeiro canal aberto de televisão obtido por entidades de trabalhadores. Trata-se de uma batalha iniciada nos anos 1980 pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e que começou a ser viabilizada em agosto de 2010, com a concessão da unidade geradora de Mogi das Cruzes.
A emissora é mantida pela Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos presidida por Sanches, que também é diretor do sindicato. O projeto tem hoje a participação de outras entidades de trabalhadores, como o Sindicato dos Bancários de São Paulo, e desenvolve estreita parceria com a Rede Brasil Atual para compartilhamento de produção editorial.
Redação Sindigru com informações da Rede Brasil Atual
Adicionar Comentários