Notícias

Quem fala a verdade mostra a cara

Direção sindical recebe ameaças anônimas e é caluniada em material apócrifo. Entidade já encaminhou o caso à Polícia. O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos e a sua direção têm sido alvo de ameaças anônimas por telefone e boletins apócrifos difamatórios, que visam abalar a reputação da nova gestão da entidade e desestabilizar o trabalho que vem sendo realizado para a categoria. Repudiamos de forma veemente a atitude.

O Sindicato já encaminhou o fato, através de ocorrência à Polícia e à segurança da Infraero. Essa comprometeu-se a auxiliar nas investigações, a partir da análise das imagens das câmeras do aeroporto, para descobrir os autores do material calunioso. O sindicato pretende ingressar com ação de dano moral, na Justiça, assim que identificá-los.

Quem toma esse tipo de atitude é criminoso e não está tentando defender seus colegas, ou o Sindicato. Está sim agindo em prol das empresas, do enfraquecimento dos trabalhadores, com interesses escusos e para benefício próprio.

O boletim, fixado na porta de um banheiro do aeroporto, intitulado Realidade sindical, afirma que “algumas pessoas” do Sindicato seriam “levianas, inescrupulosas e corruptas”. O “manifesto” seria de uma associada que trabalha na Gol, para quem há funcionários suspeitos de tráfico de armas e drogas trabalhando na sala do Sindicato no aeroporto. “Ela” afirma já ter contatado a entidade para esclarecer o caso e que o assunto foi tratado com descaso, o que teria confirmado suas denúncias.

Contudo, nada do que é dito aconteceu de fato. Não sabemos quem é a autora, ou autor, do documento apócrifo. Não há nenhuma evidência de que algum funcionário ou diretor do Sindicato esteja envolvido em atos ilícitos. A Polícia Federal (PF) vem investigando quadrilhas que atuam no aeroporto de Guarulhos e o Sindicato está inteiramente à disposição para auxiliar nessas investigações, caso envolvam aeroviários. Contudo, nenhum representante sindical ou diretor foi chamado para prestar depoimento.

Porque a autora dessas calúnias, que alega descaso da direção sindical, sendo conhecedora de fatos tão graves, como diz, não apresentou essas denúncias diretamente à delegacia da PF?

Como diz o ditado, uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. É por isso, e por todos os prejuízos que pode causar à vida das pessoas e à credibilidade das instituições, que existe legislação sobre o dano moral, que pune calúnias e difamações, considerando esses atos crimes. E é desta forma, como um crime, que o fato (panfletos apócrifos e ameaças anônimas por telefone) será encaminhado pelo Sindicato.

Um sindicato que fala a verdade e mostra a sua cara não será intimidado por aqueles que usam desse tipo de expediente para apunhalar a organização dos trabalhadores.

Dinamismo é marca da nova gestão do Sindicato

A atual gestão do Sindicato, em pouco mais de seis meses, já associou mais de quinhentos aeroviários à entidade. E realizou importantes ações pela melhoria da Colônia de Férias, está reformando a sede central, desenvolveu uma nova marca institucional, fez inúmeros convênios e parcerias para o atendimento aos associados.

Também tem investido na informação, através de jornais, boletins, da criação de um novo website. E a relação intersindical tem sido ampliada junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT/CUT), à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), aos demais sindicatos cutistas do setor aéreo e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), às quais o Sindicato é filiado.

A atuação do Sindicato junto às empresas, fiscalizando e cobrando o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e demais leis trabalhistas, combatendo irregularidades, também tem sido destacada. O Sindicato está no rumo certo e não se deixará coibir por pessoas que nem sequer assinam embaixo daquilo que afirmam ser verdade.

 

Conheço há décadas o companheiro Orisson, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, em seu trabalho sério, incansável, em defesa dos aeroviários do município e de todo o país. Ele merece todo o nosso apoio nessa luta. (Artur Henrique – Presidente nacional da CUT)

É muito difícil mudar as coisas, e há vários anos os dirigentes sindicais de Guarulhos vêm tentando dar nova cara ao Sindicato. Eles conseguiram e têm feito um grande trabalho. (Paulo João Estausia – Presidente da CNTT-CUT e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba)

O companheiro Orisson é um dirigente sindical da minha total confiança e um amigo de mais de vinte anos. Sua jornada como militante e diretor de Comunicação da Fentac/CUT é tão íntegra que hoje ele é o diretor financeiro da entidade. Só pode ocupar ese cargo alguém de inteira confiança dos trabalhadores. Sua credibilidade tem sido absoluta em todos esses anos. (Celso André Klafke – Presidente da Fentac/CUT e do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, secretário-geral da CNTT/CUT)

O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos é uma entidade combativa que está ao lado dos trabalhadores. E que conseguiu oxigenar sua direção, renovar quadros, ampliar a participação, e está, portanto, na vanguarda. Sua direção conta com o apoio de todos os sindicatos cutistas do setor. (Selma Balbino – Secretária-geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários)

O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos sempre buscou um trabalho coordenado com os aeroportuários, pela manutenção da Infraero como empresa pública, pela excelência dos serviços prestados na Aviação Civil e em defesa dos trabalhadores do setor. A entidade tem sido um exemplo de conduta militante e ilibada e aqueles que nela atuam têm a nossa confiança desde o início quando apoiamos a construção dessa nova direção. (Francisco Lemos – Presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários – Sina)

O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos tem atuado, há muitos anos, lado a lado dos demais sindicatos cutistas em defesa dos trabalhadores da região. A renovação de sua diretoria, trazendo novos trabalhadores para o movimento, é fruto dessa luta da entidade, realizada com transparência, democracia e foco no trabalhador. (Eduardo Teixeira – Diretor do Sindicato dos Bancários/GRU e diretor da CUT-SP)

Os camaradas do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos são militantes com quem sempre contamos nas lutas dos trabalhadores da construção civil, sempre companheiros(as) de todas as horas. (Edmilson Girão da Silva – Presidente do Sindicato da Construção Civil de Guarulhos)

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?